VIDA URBANA
Semob retira bikes de aluguel da orla, mas prepara projeto ciclístico
Bicicletas foram retiradas dos locais pelo motivo da procura ser pequena e também porque elas estavam sendo corroídas pela maresia do local.
Publicado em 24/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 17:08
Desde o ano passado, as bicicletas que ficavam à disposição da população em pontos da orla na capital, disponibilizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), foram retiradas pela Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), que justificou a falta de procura dos usuários pelo meio de transporte. Segundo o órgão de trânsito, será desenvolvido um novo projeto ciclístico que abrangerá a região da praia e o Centro Histórico da capital.
De acordo com o superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade, as bicicletas foram retiradas dos locais pelo motivo da procura ser pequena e também porque elas estavam sendo corroídas pela maresia do local. Mas que a Semob está elaborando um outro projeto ciclístico maior e mais abrangente para a cidade, visando também contribuir com o turismo da capital.
“A implantação dessas bicicletas na orla foi feita pela gestão passada. Para que ela pudesse ser viável, se fazia necessária uma manutenção, ter pessoal para prestar informações a quem quisesse alugá-las e isso nós não tínhamos. Por isso retiramos elas das praias. Mas estamos elaborando um projeto ciclístico bem maior e mais amplo em João Pessoa que contemplará não só a orla da capital, mas também o Centro Histórico”, informou.
Nilton Pereira ainda explicou que as bicicletas eram alugadas a um valor simbólico e podiam ser usadas durante algumas horas, mas não precisou o valor do aluguel, nem tempo de uso. Geralmente os usuários desse serviço eram turistas que buscavam conhecer nossas praias trafegando na ciclovia que começa na praia de Tambaú e vai até o final da Cabo Branco.
Embora o superintendente da Semob alegue que a procura do serviço fosse pequena, o turista do estado de São Paulo Marco Aurélio Leite afirmou estar hospedado em hotel da orla de João Pessoa que oferece a seus hóspedes bicicletas e que ele utilizou a ciclovia para visitar o Museu de Pedro Américo, localizado no final da praia de Cabo Branco.
“Em outras grandes cidades isso é muito comum. É uma forma alternativa e ecológica de se conhecer o turismo da região. Eu amo bicicletas, utilizo elas para meu lazer e seria muito bom que esse serviço voltasse a funcionar aqui na orla”, sugeriu.
Já a turista de Florianópolis Fabíola Lima, que é adepta do ciclismo, procurou uma loja, indicada pelo hotel em que está hospedada, para alugar uma bicicleta, mas disse que não aceitou as condições da empresa, pois estariam cobrando R$ 500,00 de calção para poder alugar a bicicleta pelo valor de R$ 15,00 a diária.
“Achei um absurdo cobrarem um valor tão alto. Fiquei frustrada por ver praias tão bonitas com uma ciclovia tão boa e não poder utilizá-la. Fica aqui o apelo de uma fã do esporte e turista de Santa Catarina para que o serviço volte a funcionar”, falou.
Comentários