icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Semob retira bikes de aluguel da orla, mas prepara projeto ciclístico

Bicicletas foram retiradas dos locais pelo motivo da procura ser pequena e também porque elas estavam sendo corroídas pela maresia do local.

Publicado em 24/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 17:08


Desde o ano passado, as bicicletas que ficavam à disposição da população em pontos da orla na capital, disponibilizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), foram retiradas pela Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), que justificou a falta de procura dos usuários pelo meio de transporte. Segundo o órgão de trânsito, será desenvolvido um novo projeto ciclístico que abrangerá a região da praia e o Centro Histórico da capital.

De acordo com o superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade, as bicicletas foram retiradas dos locais pelo motivo da procura ser pequena e também porque elas estavam sendo corroídas pela maresia do local. Mas que a Semob está elaborando um outro projeto ciclístico maior e mais abrangente para a cidade, visando também contribuir com o turismo da capital.

“A implantação dessas bicicletas na orla foi feita pela gestão passada. Para que ela pudesse ser viável, se fazia necessária uma manutenção, ter pessoal para prestar informações a quem quisesse alugá-las e isso nós não tínhamos. Por isso retiramos elas das praias. Mas estamos elaborando um projeto ciclístico bem maior e mais amplo em João Pessoa que contemplará não só a orla da capital, mas também o Centro Histórico”, informou.

Nilton Pereira ainda explicou que as bicicletas eram alugadas a um valor simbólico e podiam ser usadas durante algumas horas, mas não precisou o valor do aluguel, nem tempo de uso. Geralmente os usuários desse serviço eram turistas que buscavam conhecer nossas praias trafegando na ciclovia que começa na praia de Tambaú e vai até o final da Cabo Branco.

Embora o superintendente da Semob alegue que a procura do serviço fosse pequena, o turista do estado de São Paulo Marco Aurélio Leite afirmou estar hospedado em hotel da orla de João Pessoa que oferece a seus hóspedes bicicletas e que ele utilizou a ciclovia para visitar o Museu de Pedro Américo, localizado no final da praia de Cabo Branco.

“Em outras grandes cidades isso é muito comum. É uma forma alternativa e ecológica de se conhecer o turismo da região. Eu amo bicicletas, utilizo elas para meu lazer e seria muito bom que esse serviço voltasse a funcionar aqui na orla”, sugeriu.

Já a turista de Florianópolis Fabíola Lima, que é adepta do ciclismo, procurou uma loja, indicada pelo hotel em que está hospedada, para alugar uma bicicleta, mas disse que não aceitou as condições da empresa, pois estariam cobrando R$ 500,00 de calção para poder alugar a bicicleta pelo valor de R$ 15,00 a diária.

“Achei um absurdo cobrarem um valor tão alto. Fiquei frustrada por ver praias tão bonitas com uma ciclovia tão boa e não poder utilizá-la. Fica aqui o apelo de uma fã do esporte e turista de Santa Catarina para que o serviço volte a funcionar”, falou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp