icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Semob tira de circulação mais de 200 coletivos com irregularidades

Principais problemas constatados são falta de conservação dos pneus e extintores com prazo de validade vencido.

Publicado em 16/03/2016 às 7:43

Após pegar o ônibus que passa pelo Bairro dos Novaes, em João Pessoa, o zelador Fernando de Oliveira segue a caminho de casa. Apesar da espera pelo coletivo, a viagem seria até tolerável, não fosse o risco do veículo quebrar no meio do caminho por falha mecânica e as chacoalhadas que causam até quedas em alguns passageiros. São problemas como esses que motivaram a Superintendência de Mobilidade Urbana da capital (Semob) a recolher 216 ônibus no ano passado. Em 2014, 314 ônibus foram tirados de circulação.

A principal causa da retirada desses veículos de circulação foi a falta de conservação dos pneus, muitos desgastados e até rasgados, segundo informou o superintendente da Semob, Carlos Batinga. “Os pneus nessas condições são riscos para os passageiros e para o trânsito, pois podem causar sérios acidentes”, alertou o superintendente, lembrando que as fiscalizações nos coletivos urbanos são realizadas diariamente pelos agentes de mobilidade urbana.

Na sequência dos problemas que implicam apreensão dos coletivos estão a presença de extintores de incêndio com prazo de validade vencido ou até mesmo a falta desses equipamentos, além de falhas no funcionamento das plataformas de acessibilidade e no sistema de suspensão dos transportes.

Essas inadequações que podem causar risco de acidentes não passam despercebidas pelos passageiros. Acostumada a utilizar pelo menos quatro ônibus todos os dias para ir ao trabalho e depois à faculdade, Luciana da Costa revela que a limpeza no interior dos veículos também deixa a desejar e já se atrasou para o trabalho e aulas porque ficou no meio do caminho, com o ônibus quebrado. “Moro em Paratibe (Valentina Figueiredo) e tem umas linhas que os ônibus são muito velhos e eu evito pegar, só se realmente estiver apressada. Mesmo assim, a gente corre esse risco do ônibus quebrar”.

A doméstica Maria das Neves Domingos, que mora no José Américo e trabalha no Bairro dos Ipês, faz mesma queixa e revela ainda que nunca viu extintor de incêndio nos ônibus que utiliza. “Tem ônibus que as janelas são estreitas e outras a gente nem consegue abrir, Deus me livre de ocorrer algum incêndio”, disse.

De acordo com Carlos Batinga, os ônibus com irregularidades mecânicas e falta de equipamentos essenciais, como os extintores, ficam restritos nas garagens das empresas e só são liberados após a regularização dos problemas identificados. “As empresas que fazem o transporte urbano em João Pessoa são concessões públicas, têm contratos com a Prefeitura e devem oferecer um serviço seguro e de qualidade, disse.

O que diz o Sintur-JP

O diretor do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), Mário Tourinho, informou que os problemas identificados nos veículos através das fiscalizações corriqueiras da Semob são corrigidos e as empresas ainda fazem manutenções periódicas preventivas. Contudo, ele lembrou que a precariedade na infraestrutura de muitas vias pelas quais circulam os ônibus favorecem ao desgaste dos transportes e prejudicam até o funcionamento das plataformas de acessibilidade.

“Essa dificuldade que ainda temos na acessibilidade é por conta dessas áreas com problema na infraestrutura, independente da manutenção corretiva e preventiva, dificulta a circulação normal”, disse.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp