VIDA URBANA
Semob vai multar quem exceder velocidade
Novos controladores de velocidade foram instalados em avenidas de Manaíra e Bessa; limite máximo de velocidade será de 50 km/h.
Publicado em 04/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 15:22
Desde ontem, seis avenidas dos bairros de Manaíra e Bessa, em João Pessoa, passaram a ser monitoradas por novos equipamentos eletrônicos de fiscalização, que controlam o limite máximo de 50 quilômetros por hora (km/h), válido para toda a extensão das vias. Por enquanto, os dispositivos apenas fiscalizam os excessos de velocidade, mas a partir do próximo dia 15, os controladores eletrônicos passarão a aplicar multa para os casos de desrespeito à sinalização.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) substituiu os antigos equipamentos eletrônicos de fiscalização de velocidade das avenidas Cabo Branco, Rui Carneiro, Edson Ramalho e João Câncio da Silva (Manaíra), e Argemiro de Figueiredo e Fernando Luiz Henrique dos Santos (Bessa), por novos modelos e ainda ampliou a quantidade dos equipamentos nas ruas já monitoradas. Dos 28 já existentes, o órgão passou a contar com 35 aparelhos de fiscalização eletrônica, monitorando 71 faixas de rolamento.
Na manhã de ontem, uma equipe de educação para o trânsito da Semob realizou ações educativas na avenida Edson Ramalho, em Manaíra, e iniciou uma campanha contra o excesso de velocidade, que integra a campanha 'Eu Quero Paz no Trânsito', com a distribuição de panfletos e adesivos. A campanha também será veiculada na imprensa com spots em rádio, comerciais em televisão e inserções nas mídias sociais.
A ação visa abordar a importância do respeito aos limites de velocidade, independentemente da presença de fiscalização eletrônica ou apenas das placas de sinalização, bem como alertar os condutores para o funcionamento dos novos equipamentos. A campanha também aconteceu no período da tarde e se estenderá pelas próximas duas semanas, sendo realizadas duas vezes ao dia nas seis avenidas onde foram instalados os novos controladores eletrônicos.
Para o superintendente-adjunto da Semob, Roberto Pinto, o objetivo da ação é diminuir os acidentes ocorridos na cidade, uma vez que o excesso de velocidade é um dos principais causadores das colisões com vítimas, que muitas vezes resultam em mortes. “Queremos conscientizar e sensibilizar a população a respeitar os limites de velocidade. A Semob não objetiva a multa, por isso estamos sinalizando as avenidas e realizando esta campanha para que os condutores tomem conhecimento da existência dos equipamentos e mantenham a velocidade dentro do limite permitido para a via”, afirmou.
A bancária Cláudia Brito aprovou a ação, não apenas pela conscientização quanto ao excesso de velocidade, mas principalmente, pela iniciativa de informar os condutores sobre os novos equipamentos e somente depois aplicar as multas. “É uma ação bacana e importante para quem trafega diariamente por essas avenidas, para que os condutores não sejam pegos de surpresa já com a multa”, declarou.
Comentários