icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Semob vai multar quem exceder velocidade

Novos controladores de velocidade foram instalados em avenidas de Manaíra e Bessa; limite máximo de velocidade será de 50 km/h.

Publicado em 04/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 15:22

Desde ontem, seis avenidas dos bairros de Manaíra e Bessa, em João Pessoa, passaram a ser monitoradas por novos equipamentos eletrônicos de fiscalização, que controlam o limite máximo de 50 quilômetros por hora (km/h), válido para toda a extensão das vias. Por enquanto, os dispositivos apenas fiscalizam os excessos de velocidade, mas a partir do próximo dia 15, os controladores eletrônicos passarão a aplicar multa para os casos de desrespeito à sinalização.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) substituiu os antigos equipamentos eletrônicos de fiscalização de velocidade das avenidas Cabo Branco, Rui Carneiro, Edson Ramalho e João Câncio da Silva (Manaíra), e Argemiro de Figueiredo e Fernando Luiz Henrique dos Santos (Bessa), por novos modelos e ainda ampliou a quantidade dos equipamentos nas ruas já monitoradas. Dos 28 já existentes, o órgão passou a contar com 35 aparelhos de fiscalização eletrônica, monitorando 71 faixas de rolamento.

Na manhã de ontem, uma equipe de educação para o trânsito da Semob realizou ações educativas na avenida Edson Ramalho, em Manaíra, e iniciou uma campanha contra o excesso de velocidade, que integra a campanha 'Eu Quero Paz no Trânsito', com a distribuição de panfletos e adesivos. A campanha também será veiculada na imprensa com spots em rádio, comerciais em televisão e inserções nas mídias sociais.

A ação visa abordar a importância do respeito aos limites de velocidade, independentemente da presença de fiscalização eletrônica ou apenas das placas de sinalização, bem como alertar os condutores para o funcionamento dos novos equipamentos. A campanha também aconteceu no período da tarde e se estenderá pelas próximas duas semanas, sendo realizadas duas vezes ao dia nas seis avenidas onde foram instalados os novos controladores eletrônicos.

Para o superintendente-adjunto da Semob, Roberto Pinto, o objetivo da ação é diminuir os acidentes ocorridos na cidade, uma vez que o excesso de velocidade é um dos principais causadores das colisões com vítimas, que muitas vezes resultam em mortes. “Queremos conscientizar e sensibilizar a população a respeitar os limites de velocidade. A Semob não objetiva a multa, por isso estamos sinalizando as avenidas e realizando esta campanha para que os condutores tomem conhecimento da existência dos equipamentos e mantenham a velocidade dentro do limite permitido para a via”, afirmou.

A bancária Cláudia Brito aprovou a ação, não apenas pela conscientização quanto ao excesso de velocidade, mas principalmente, pela iniciativa de informar os condutores sobre os novos equipamentos e somente depois aplicar as multas. “É uma ação bacana e importante para quem trafega diariamente por essas avenidas, para que os condutores não sejam pegos de surpresa já com a multa”, declarou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp