VIDA URBANA
Seplan diz que houve debate
Secretaria disse que foi realizada uma audiência pública, na Estação Ciência, para discutir o assunto.
Publicado em 07/06/2015 às 9:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 16:54
Sobre a crítica do colegiado do PPGAU, o assessor jurídico da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Marcelo Sant'Ana, disse que os projetos de reurbanização da Lagoa e o projeto do Sanhauá foram elaborados por uma equipe da própria secretaria, formado por engenheiros e arquitetos efetivos da PMJP. “A eventual contratação de terceiros para elaborar esses projetos significaria desperdício de recursos públicos. Desta maneira, se temos quadro próprio de servidores para desenvolver projetos, não faz o mínimo sentido contratar pessoas não vinculadas à prefeitura”, afirmou.
Sant'Ana lembrou que o setor de arquitetura e urbanismo é liderado pela engenheira Ana Cláudia Martins e chefiado pela arquiteta Suzana Accioly.
Já a respeito da falta de transparência da PMJP alegada pelos docentes, ele disse que foi realizado no dia 26 de março deste ano uma audiência pública, no Estação Ciência, para abordar o assunto.
“Infelizmente a comunidade acadêmica de arquitetura da UFPB não quis se fazer presente neste espaço para promoção de debates sobre as obras que serão realizadas”, completou.
Ainda em relação à Lagoa, o assessor jurídico disse que o projeto foi aprovado por um colegiado de 17 técnicos integrantes do Conselho de Proteção dos Bens Históricos Culturais (Compec).
“Isso mostra o caráter plural do planejamento deste projeto. A título de curiosidade, o CAU (Conselho de Arquitetura) tem uma vaga neste mencionado conselho. Já quanto ao projeto do Sanhauá, os planos ainda estão sendo analisados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Caixa Econômica Federal (CEF). Caso seja necessário, nós podemos fornecer cópia da ata da audiência pública que serve para desconstituir todo esse equívoco”, declarou.
Sobre a integração dos vários órgão da prefeitura na elaboração dos projetos, Marcelo Sant'Ana garantiu que “a atuação é pautada na mais absoluta sinergia, estando todos focados na resolução de problemas, sempre com pensamentos convergentes no bem deste município”.
Comentários