icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Seplan realiza estudo para definir os bairros de JP que terão metrô

Em parceria com a CBTU, o Governo do Estado elabora projeto de criação de metrô que atenda à região metropolitana de João Pessoa e se expanda pelos bairros da Capital.

Publicado em 25/02/2010 às 8:08

Do Jornal da Paraíba

Desafogar o trânsito e oferecer à população uma nova opção de transporte público na zona metropolitana: estes são alguns dos objetivos do Governo do Estado, que, em conjunto com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) está elaborando um projeto de criação de um metrô que atenda a Região Metropolitana de João Pessoa e se expanda por bairros da capital.

Segundo o secretário Estadual de Planejamento (Seplan), Osman Cartaxo, para definir quais bairros da capital serão atendidos pelo novo serviço, será reaizado um estudo que levará em consideração algumas características dos bairros.

Osman Cartaxo informou que só após a realização do estudo de viabilidade, o projeto de expansão para os bairros poderá ser definido. “Os bairros serão eleitos através de duas viáveis: primeiro a existência de um corredor, que dependerá da largura da rua (que poderá receber a via para o metrô). E depois será analisada a densidade demográfica da área, que está associada ao número de passageiros que a estação de metrô deverá coletar e dará o resultado econômico do trecho. Assim teremos a inferência de que determinado bairro deve ter uma estação”, explicou o secretário.

Conforme o secretário de Planejamento, os estudos sobre a viabilidade de implantação do serviço de metrô nos bairros de João Pessoa deverão ficar prontos no prazo de cinco meses para depois seja elaborado um projeto, se só então a ser captados recursos e sejam realizadas as licitações para definir as empresas que irão executar a obra. “Só após esta conclusão, poderemos elencar quais bairros deverão receber o serviço e formular um orçamento para as obras”, destacou.

Já a substituição dos trens urbanos que fazem o transporte de passageiros entre as cidades de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, por metrô deverá ser feita mais rapidamente. Segundo o superintendente da CBTU em João Pessoa, Lucélio Cartaxo, há pelo menos quatro anos, as obras que a companhia tem realizado já estão voltadas para a modernização das estações e da via férrea para que o metrô possa começar a ser usado.

“O projeto que será desenvolvido pela CBTU é sobre a modernização do trecho já existente. A expansão para os bairros de João Pessoa é um assunto que está sendo discutido junto ao governo do Estado”, destacou.

Para Lucélio, a substituição dos trens por metrô possibilitará o atendimento de um maior número de passageiros e a criação de uma integração entre o serviço de metrô e as linhas de ônibus que circulam na capital. “Com o novo serviço, teríamos condições de fazer com que a CBTU entre no processo de integração com os ônibus. Nosso usuário saberá rigorosamente a hora de pegar o metrô e a hora de descer na estação para poder pegar outro transporte. Isto não é possível precisar atualmente e inviabiliza a realização de um sistema de integração”, destacou.

Com a implantação do metrô, o número de passageiros transportados na Região Metropolitana de João Pessoa deverá saltar de 15 mil para 40 mil passageiros por dia. “O metrô é um transporte muito mais rápido e confortável, o que possibilitará um aumento na quantidade de passageiros atendidos”, afirmou.

A modernização da via férrea e das estações para a implantação do serviço de metrô está orçada em R$ 147 milhões. A previsão é de que todo o projeto da obra seja elaborado neste ano e as obras sejam iniciadas em 2011.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp