VIDA URBANA
Serviço montado no estilo americano
Ambientadora dá dicas de como montar uma mesa cheia de estilo para sua ceia natalina.
Publicado em 24/12/2011 às 6:30
O exemplo de mesa citado foi montado ao modo americano, ou seja, o serviço é todo organizado em blocos. As pessoas passam primeiramente pela área dos pratos/talheres, depois seguem para o outro lado da mesa onde estão disponíveis as bebidas e os pratos do jantar. Após montar o prato individual elas podem sentar em mesas de plástico ou outros lugares dispostos na casa, ficando bem à vontade.
Para decorar, primeiramente a ambientadora Lily Gouveia forrou a mesa com uma toalha fosca (de tecido gorgurão) em tom mostarda dourado e finalizou com uma toalha em cetim vermelho, disposta diagonalmente e toda drapeada. “O cetim tem um brilho, então quando dá mais movimento ele salta aos olhos”, comenta Lily.
No início do serviço, ela colocou pratos brancos empilhados e, ao lado deles, talheres dispostos na diagonal para dar ritmo. A dica é aproveitar a abertura do garfo para equilibrar a faca.
Acima dos talheres estão os guardanapos em tecido branco, arrematados por uma fita dourada. A mesma fita envolve as taças de whisky que dão suporte às velas.
Como arranjo, a ambientadora utilizou um de flores tropicais – chamadas sorvetão – e uma folhagem papiro que remete ao clima natalino. A peça de baixo é em ferro. Quem não tem esse conjunto pode usar uma saladeira em acrílico ou ainda uma fruteira, criando seu próprio arranjo.
No espelho colocado sobre a mesa, um recipiente de acrílico com maçãs (pode usar romãs, damasco ou outras frutas) e as taças em tamanhos variados que servirão para as bebidas - que estão ao laudo em um porta vinho. O ideal, entretanto, é que elas fiquem em um balde de gelo. No espelho, também há recipientes abaulados em tom vermelho, nos quais podem ser colocados petiscos, e guardanapos de papel como opção para que não usar os de tecido.
No meio da mesa, a ambientadora dispôs os suportes onde serão colocados os pratos do jantar. Lilly usou pratos de sobremesa emborcados com panos brancos de renda que fazem 'às vezes' de descanso de prato, evitando o contato direto com a tolha. As colheres do serviço ficam imediatamento ao lado, de preferência sobre um pires para evitar, também, qualquer contato com a toalha.
Comentários