VIDA URBANA
Servidores enfrentam mais filas; BB e Estado trocam acusações
Clima de insatisfação impera no 2º dia de regularização de contas dos servidores. Banco do Brasil culpa Estado por não conceder prazo necessário. Tire suas dúvidas aqui.
Publicado em 12/12/2009 às 12:00
Karoline Zilah
Com informações da Secom-PB
Pelo segundo dia consecutivo, servidores públicos do Estado enfrentam grandes filas e uma espera que parece sem fim para efetivar o cadastramento no Banco do Brasil, nova instituição responsável pelo pagamento dos salários do Governo da Paraíba.
O clima de insatisfação é generalizado. Neste sábado (12), as cenas vistas no ponto de atendimento montado no Espaço Cultural, em João Pessoa, são as mesmas presenciadas no “dia de cão” vivido na sexta-feira, primeiro dia de cadastramento: tumulto, desinformação, idosos passando mal e mais de cinco horas de espera.
O atendimento acontece das 7h às 20h, mas na sexta-feira ultrapassou as 21h. Neste sábado, é a vez dos servidores que têm nomes iniciando com as letras E, F, G e H. O portal Paraíba1 foi procurado por servidores que quiseram expressar indignação com a insuficiência do número de caixas para fazer o cadastramento, além da grande concentração de pessoas para serem recebidas no posto do Banco do Brasil em apenas um dia.
Sem alternativas
Em entrevista ao Paraíba1, o secretário Antônio Fernandes isentou o Estado de qualquer responsabilidade sobre o "sufoco" que os funcionários estão passando ao se depararem com as longas filas em apenas um posto de atendimento.
Ele atribuiu as longas filas ao fato de muitas pessoas estarem procurando o cadastramento no dia errado. "Os servidores que têm nomes iniciados com outras letras estão procurando os pontos de atendimento em dias que não são relativos a eles, ocupando um dia e um horário de outras pessoas, por isso que o processo de cadastramento está sofrendo um certo tumulto. Porém, mesmo que elas cheguem enganadas, elas não saem sem ser atendidas".
De acordo com Fernandes, a Secretaria de Administração apelou ao Banco do Brasil que descentralizasse o cadastramento e levasse postos em Mangabeira, ao Centro de Ensino da PM e ao Centro Administrativo em Jaguaribe. No entanto, segundo ele, o pedido não foi atendido porque a instituição financeira alegou que seria "operacionalmente inviável".
Banco do Brasil reage
A assessoria de imprensa do Banco do Brasil atribuiu a responsabilidade dos problemas ao Governo do Estado, que não teria dado o prazo adequado para que o cadastramento fosse esquematizado de forma mais cômoda para os funcionários públicos.
"O modelo de cadastramento foi exaustivamente discutido com o Governo e a superintendência sabia que não seria possível atender os servidores dentro do curto prazo oferecido pelo Estado para que o processo fosse realizado. Em todos os momentos, a gente deixou claro que o mínimo de tempo necessário para fazer o atendimento seria de dez dias úteis, com uma abordagem prévia dos servidores no local de trabalho para fazer uma campanha informativa. Mas essa visita não foi autorizada até o momento da assinatura do contrato”, revelou o assessor Fábio Cardoso.
Sobre a possibilidade de descentralizar o serviço, a assessoria comentou que não é possível devido a exigências do Banco Central no que diz respeito à segurança e para que não haja problemas com o destino dos servidores. “O banco não dispunha de dados como o endereço do servidor. Corria o risco de enviarmos alguém que mora em Mangabeira para fazer o cadastramento no Bessa”.
“O funcionário deveria vir única e exclusivamente para receber o cartão e a senha, mas tivemos que passar a receber documentos e praticar diversos outros serviços em um local que não tem capacidade física para que o atendimento seja ampliado”, falou o assessor, sobre as complicações enfrentadas no Espaço Cultural.
Quase 31 mil pessoas vivem sufoco do cadastramento de conta
O secretário de Administração do Estado, Antônio Fernandes, corrigiu o número divulgado pela Secretaria de Comunicação de que 112 mil funcionários do Estado teriam que regularizar suas contas. Segundo ele, são cerca de 31 mil pessoas. "Quase 71 mil servidores do Estado recebiam seus salários pelo Banco Real em seis cidades. Destes, uma boa parcela já têm conta ativa no Banco do Brasil, então não precisam fazer o cadastramento. Isso reduz o número para cerca de 31 mil o número de pessoas que têm que fazer a regularização de conta até o dia 16 de dezembro", explicou o secretário.
O cadastramento é feito também em Campina Grande, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB); nas cidades de Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras os servidores estaduais farão o cadastro nas agências do Banco do Brasil.
DÚVIDAS
Saiba como proceder nos seguintes casos:
Se o servidor quiser continuar recebendo o salário pelo Banco Real
A gerência do Banco do Brasil esclarece que os servidores terão que abrir nova conta no Banco do Brasil, mas podem permanecer sendo clientes do Banco Real e fazer a transferência do salário gratuitamente. O superintendente explica que uma resolução baixada pelo Banco Central permite a transferência do valor integral do salário de uma conta para outra sem a cobrança de taxa.
Além da transferência gratuita, o servidor também estará isento do pagamento de taxa para pacote de serviços do banco por 12 meses. E ainda terá outras vantagens na aquisição de empréstimos e demais serviços bancários. Quem preferir, ainda poderá optar por um pacote de serviços essenciais que terá isenção por tempo indeterminado.
Baseado em dados fornecidos pelo Governo do Estado, o Banco do Brasil já realizou um pré-cadastramento. Mas o servidor deve complementar ou atualizar os dados com os documentos (originais e cópias): CPF, documento de identidade (RG ou CNH), comprovante de residência emitido há pelo menos 90 dias e de renda. O Banco ainda informa que as contas serão distribuídas de forma aleatória, mas a partir de fevereiro o servidor poderá optar pela agência de sua preferência.
Servidores que já são clientes do Banco do Brasil
De acordo com o superintendente estadual do Banco do Brasil na Paraíba, Carlos Alberto Ramos Silva, o salário de dezembro e o 13º serão depositados automaticamente nas contas dos servidores que já são clientes do Banco do Brasil. Para que isso ocorra, é necessário que a conta seja corrente, não tenha dívidas vencidas há mais de 180 dias e nem esteja sem movimentação há mais de seis meses.
Servidores doentes
O servidor do Estado que estiver doente e não puder comparecer ao Espaço Cultural para fazer o cadastramento do Banco do Brasil será atendido em casa ou no hospital. Para isso, é preciso entrar em contato com a instituição bancária através do fone 3044-4500 e informar o nome completo, número da matrícula, RG e CPF e especificar o tipo da enfermidade. Um funcionário do banco irá visitar o servidor e fará o cadastramento no local onde ele estiver.
Conta-conjunta ou poupança
O dirigente do BB alerta que as pessoas com conta-conjunta ou poupança também precisam fazer o cadastramento, porque o salário do Estado não poderá ser depositado nessas modalidades de contas.
Calendário
Os servidores devem ficar atentos ao cronograma estabelecido pelo BB em acordo com a Secretaria da Administração do Estado:
- dia 11/12 - pessoas cujos nomes tenham as iniciais A, B, C e D;
- no dia 12/12 - letras E, F, G e H;
- dia 13/12 - letras I, J, K e L;
- dia 14/12 - letra M;
- dia 15/12 - letras N, O, P, Q, R, S e T; e
- dia 16/12 - letras U, V, W, X, Y e Z.
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