icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

SES capacita profissionais para os centros de atendimento ao fumante

Depois da publicação da lei que proíbe o fumo em ambientes públicos fechados, aumentou o número pessoas em busca de ajuda para parar de fumar.

Publicado em 20/08/2009 às 14:07

Da Secom-PB

A Secretaria de Saúde do Estado (SES) promove, durante todo o dia desta sexta-feira (21), uma capacitação dos profissionais que atuam nos centros de atendimento ao fumante do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES deverá reunir cerca de cem profissionais entre médicos, enfermeiros e psicólogos, a partir das 8h30, no Hotel Verde Green, na Praia de Manaíra, na Capital. De acordo com estimativa do núcleo, a Paraíba tem 700 mil fumantes.

A capacitação tem com objetivo melhorar a qualidade do atendimento nesses locais. A gerente operacional do Núcleo da SES, Lourdes de Fátima Sousa, explicou que, nesse primeiro momento, serão treinados os profissionais de 26 municípios com mais de 20 mil habitantes. “Vamos atingir todos os municípios paraibanos, principalmente aqueles que ainda não têm um Centro de Atendimento ao Fumante”, garantiu.

Ela explicou que é de competência dos municípios criarem os centros de atendimento, enquanto que cabe ao Governo do Estado capacitar os profissionais que trabalham nesses locais. Durante a capacitação, será apresentada a situação epidemiológica do tabagismo no Brasil, além das ações de controle do problema.

“O nosso objetivo com essa capacitação é melhorar a forma de abordagem nesses centros de treinamentos fazendo com a pessoa que procure esses locais se conscientizem dos males que o fumo causa ao organismo e deixe de fumar”, disse Lourdes de Fátima.

Ela disse que depois da publicação da Lei 9294/96 que proíbe o uso do cigarro em ambientes públicos fechados, aumentou a demanda nos centros de atendimento de pessoas em busca de orientação e ajuda para deixar de fumar. “Como essa portaria restringiu o número de locais para fumantes, as pessoas estão aproveitando essa proibição para deixar o vício”, disse Lourdes de Fátima.

Municípios – Vão participar desse primeiro treinamento profissionais dos centros de atendimento ao fumante dos municípios de Alagoa Grande, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Cuité, Esperança, Guarabira, Itabaiana, João Pessoa, Mamanguape, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Piancó, Pombal, Princesa Isabel, Queimadas, Santa Rita, São Bento, Sapé, Solânea, Sousa e Sumé.

De acordo com dados do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, no ano passado 218 pessoas na Paraíba morreram com câncer de pulmão e brônquios, 40 com câncer de boca, 55 com câncer de faringe, 52 com câncer de laringe, 221 com tumores de estômago, 280 de próstata, 165 de mama, 81 com tumores de colo de útero, 739 por hipertensão e 1.358 por acidente vascular cerebral.
Lourdes de Fátima Sousa, afirmou que todas essas doenças têm ligação com o fumo. Ela disse também que a faixa etária de pessoas mais acometidas vai dos 18 aos 30 anos e que 30% das mortes por câncer são causadas pelo tabaco.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp