VIDA URBANA
Sete cidades do Sertão da Paraíba ficam sem água após açude secar
Cagepa deve suspender a cobrança do pagamento da conta nas localidades.
Publicado em 11/03/2020 às 17:38 | Atualizado em 12/03/2020 às 8:02
A falta de água no açude Capivara, localizado em Uiraúna, no Sertão da Paraíba, fez o abastecimento de água ser interrompido em sete municípios da região, de acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). O corte no fornecimento foi registrado desde a terça-feira (10).
Conforme a Cagepa, foram afetadas as cidades de Uiraúna, onde está o açude, Vieirópolis, Lastro, Poço de José de Moura, Poço Dantas, Joca Claudino e Bernardino Batista. O reservatório que abastece essas localidades atingiu o ponto em que tecnicamente não é mais possível realizar o tratamento de água para distribuição aos moradores desses locais.
Os dados disponíveis no site da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) mostram que o açude tem capacidade para 37.549.827 m³ e conta, atualmente, com 293.361 m³, que correspondem a apenas 0,78% do volume total.
A cobrança da conta de água deve ser suspensa até que o sistema seja restabelecido, segundo a diretoria da Cagepa. O órgão não explicou como deve acontecer o abastecimento no local, mas informou que está tentando manter acordos com prefeituras e órgãos públicos para minimizar os transtornos causados pela falta de água da região.
Comentários