icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Sete são presos por furtar bancos

Quadrilha responsável por roubos em três estados, usava técnica especializada para roubar caixas eletrônicos sem uso de maçaricos ou explosivos.

Publicado em 23/10/2012 às 6:00


Uma quadrilha especializada em furtar caixas eletrônicos de agências bancárias com atuação em três Estados do Nordeste, inclusive a Paraíba, foi desarticulada pela Polícia Civil na operação ‘Pescaria'. O grupo é acusado de ter roubado R$ 500 mil, sendo cerca de R$ 170 mil apenas em João Pessoa. Além da capital paraibana, os suspeitos também teriam atacado agências em Pernambuco e Sergipe.

De acordo com o delegado adjunto do Grupo de Operação Especiais (GOE) da Paraíba, Hugo Lucena, sete acusados de integrar a quadrilha foram presos e todos são da cidade de São Paulo e têm entre 18 e 27 anos. O grupo é suspeito de ter furtado cinco agências, sendo duas em João Pessoa, duas no Recife e uma em Sergipe.

Entre os equipamentos utilizados pela quadrilha para violar os caixas eletrônicos estavam uma furadeira do tipo industrial, apreendida pela polícia, e um guincho portátil. Segundo o delegado, os objetos eram utilizados para praticar o furto com um procedimento chamado pescaria, onde as cédulas eram retiradas sem danos nas máquinas.

“A técnica utilizada por essa quadrilha é imperceptível, de modo que os funcionários das agências só percebiam o furto na hora em que iam reabastecer as máquinas. Essa quadrilha é referência nessa modalidade, pois não usam armas e nem explosivos. A técnica consiste na implantação de um dispositivo eletrônico na parte frontal da máquina, onde, ao comando, as notas caiam nas bolsas dos acusados como se fossem peixes pulando na rede”, detalhou o delegado.

O grupo agia após o horário de atendimento ao público e via de regra antes de feriados. Para entrar nas agências no horário noturno eles também tomavam alguns cuidados. “Eles isolavam a porta das agências com fita adesiva para que elas não travassem e tapavam as câmeras de segurança, na madrugada retornavam para fazer o furto”, explicou Hugo Lucena.

O delegado não descarta a possibilidade do grupo ter contado com o apoio de funcionários das agências de cada estado, que teriam fornecido informações para praticar os crimes. “Os os acusados são pessoas altamente inteligentes, que adquiriram conhecimento dos tipos de caixa eletrônico e do funcionamento das máquinas, contudo acreditamos que há participação de funcionários dos bancos, que repassaram o funcionamento do mecanismo dos caixas eletrônicos, assim como participação de pessoas daqui (Paraíba) que contribuíram com informações sobre o local de atuação, mas isso ainda será investigado para comprovação”, pontuou.

Segundo Hugo Lucena, a operação 'Pescaria' contou com o apoio de 40 policiais civis e militares da Paraíba e Sergipe. As investigações se prolongaram durante sete meses e na última sexta-feira a Polícia Civil conseguiu flagrar a quadrilha, em Sergipe, durante mais uma tentativa de furto. Tínhamos o conhecimento de que ao atuar em um Estado, eles retornavam 15 dias depois para praticar um novo crime, por isso após o furto a agência bancária na cidade de Salgado, em Sergipe, optamos por ficar no aguardo. Conseguimos realizar o flagrante na última sexta-feira, quando o grupo foi preso em mais uma tentativa de furto”, explicou o delegado. Hugo Lucena destacou que parte do dinheiro era gasto com festas, mulheres e roupas de marca, “talvez pelo perfil jovem dos acusados”.

Para o Sindicato dos Bancários da Paraíba, os constantes assaltos a bancos no Estado, que já totalizam 42 ocorrências neste ano, são atribuídos à falta de investimento em infraestrutura. (Colaborou Luzia Santos)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp