VIDA URBANA
Sinal analógico de TV é desligado em 13 cidades da PB nesta quarta-feira
Campina Grande e outros seis municípios paraibanos vão ter o sinal analógico desligado ainda este ano.
Publicado em 30/05/2018 às 7:00 | Atualizado em 30/05/2018 às 14:21
O sinal analógico de TV começa a ser desligado na Paraíba a partir das 23h59 desta quarta-feira (30). Além de João Pessoa, os municípios de Alhandra, Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Marcação, Mari, Riachão do Poço, Santa Rita e Sapé e Sobrado passam a contar exclusivamente com o sinal digital.
O cronograma elaborado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações apresenta que até 2023 haja apenas sinal digital em todo o Brasil. Os próximos municípios paraibanos afetados com o desligamento do sinal analógico são: Campina Grande, Caturité, Lagoa Seca, Massaranduba, Montadas, Puxinanã e São Sebastião de Lagoa de Roça. Nestas localidades o sinal analógico será desligado em 5 de dezembro, ainda deste ano.
Sinal Digital
O sinal de televisão digital permite imagem mais nítida, som de melhor qualidade, sinal sem ruídos e interferências.Além de abrir espaço para a expansão da rede de conexão de internet de quarta geração (4G), pois com o desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700MHz para que a oferta de internet mais rápida possa ser expandida por todo o país.
O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades mais rápidas. E a cobertura do sinal 4G em ambientes fechados é muito melhor, quando usada a faixa de 700 MHz.
A população dos municípios em o sinal analógico não será mais ofertado para continuar assistindo a programação dos canais abertos de televisão é preciso que o local está preparado para receber o sinal digital. O primeiro passo para receber o sinal digital é ter uma antena, seja ela externa, interna ou coletiva, que receba sinal UHF.
Além disso é preciso que televisão possa decodificar o sinal digital. As televisões de LED, LCD ou Plasma com o selo DTV, independentemente do ano de fabricação estão prontas para o sinal digital de TV. Os equipamentos de televisão de LED, LCD ou Plasma sem o selo DTV que são fabricadas após 2010 provavelmente estão aptas para receber o sinal, no entanto é mais indicado que seja consultado o manual do equipamente.
E, nos casos, em que a televisão é de tubo, independente do ano de fabricação, ela não é digital. Neste caso é preciso adquirir um conversor de sinal digital para continuar tendo acesso ao sinal de canais abertos. Para as famílias de baixa renda e beneficiárias dos programas sociais do Governo Federal é possível receber gratuitamente um kit, contendo antena, conversor e controle remoto, através da entidade Seja Digital.
Com todos os equipamentos prontos, agora é só sintonizar os canais digitais. Para sintonizar o sinal digital dos canais de TV aberto, basta pressionar o botão ‘Menu’ no controle remoto, da televisão ou do conversor de sinal, acessar o item de ‘Busca de Canais’ ou ‘Sintonizar Canais’. Com esses passos os canais digitais vão começar a ser buscados pelo equipamento. Com o sinal digital, os números do canais vão mudar. Por exemplo, a TV Cabo Branco, afiliada Rede Globo na região, transmite através do canal ‘7’, com o sinal digital, a emissora passa a transmitir o seu conteúdo através do canal ‘7.1’.
Distribuição de kits gratuitos
A população carente que recebe o Bolsa Família ou é atendida por algum programa social do Governo Federal podem receber gratuitamente um kit contendo antena, conversor de sinal digital e controle remoto. Para consultar se tem direito ao kit, a população deve acessar site do Seja Digital ou ligar para o número 147. Caso tenha direito ao kit, é possível agendar a retirada dos kits.
Para João Pessoa e as demais 12 cidades que tem o sinal analógico desligado nesta quarta-feira, foram disponibilizados 188.156 kits para a população. Destes, 155.896 já foram entregues. Ainda restam mais de 30 mil kits que continuaram a ser distribuídos para a população carente pelos próximos 30 dias.
Comentários