icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Sindmotos vai pedir fiscalização em motos de 50 cilindradas

Depois de um ano e meio, sindicalistas dizem que vão à Justiça para que Detran volte a exigir habilitação e emplacamento para condutores de motos com menos de 50 cilindradas.

Publicado em 18/03/2010 às 12:45

Da Redação

Em 2008 a Justiça concedeu carta branca para que as motocicletas de até 50 cilindradas pudessem rodar no Estado sem emplacamento. Na época, o Sindicato dos Trabalhadores com Motos apoiaram a decisão, mas agora voltam atrás e no próximo mês prometem entrar na justiça para pedir que a carteira de habilitação dos condutores e o emplacamento voltem a ser exigidos e fiscalizados pelo Detran-PB.

Na época da decisão circulavam na Capital cerca de 2 mil motos “cinquentinhas”, mas após a liberação de exigências do Detran, esse número saltou para 6 mil motos, é o que afirma Ernani Bandeira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores com Motos da região metropolitana de João Pessoa (Sindmotos). “As revendedoras se aproveitaram da liminar e começaram a vender deliberadamente para qualquer pessoa, é a prostituição do mercado”, lamentou o presidente.

Dê sua opinião sobre a fiscalização de motos de baixa cilindrada na enquete do Paraíba1 embaixo no canto direito da tela.

O número de acidentes também aumentou nos últimos anos em todo o Estado, em Campina Grande, por exemplo o número de acidentes envolvendo motociclistas aumentou 300% em relação do mesmo período do ano passado. Os dados são do Hospital de Emergência e Trauma em Campina Grande. Na Capital, foram mais de mil atendimentos de motoqueiros em apenas três meses.

Por conta dos acidentes, do alto número de “cinquentinhas” envolvidas em assaltos e também do grande número de adolescentes conduzindo essas motos fez com que o Sindmotos decidisse retornar à Justiça para pedir o inverso, o emplacamento dos veículos e CNH dos ciclomotores. “Vamos pedir o apoio do Detran, CPTran e STTrans”, contou Ernani Bandeira.

Hoje, as motos com até 50 cilindradas estão sendo vendidas até nas grandes redes de supermercados e lojas de eletrodomésticos na Capital.

De acordo com a assessoria do Detran, os integrantes do Sindicato dos Trabalhadores com Motos de Campina Grande já entraram em contato com o órgão para pedir o emplacamento das motos de baixa cilindrada. A assessoria informou também que a questão está sendo discutida pelo Departamento Nacional de Trânsito.

Justiça

Em 2008 a juíza Flávia da Costa Lins Cavalcanti, da 1ª Vara da Fazenda Pública, alegou que a fiscalização e autuação dos ciclomotores era de competência municipal, e não estadual. E como a legislação da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) não tem nenhum artigo específico sobre os veículos com menos de 50 cilindradas a juíza entendeu que seria ilegal o Detran-PB exigir o emplacamento dos veículos.

Na época a juíza considerou ilegal a ação do Detran e ainda determinou multa diária de R$ 415 por descumprimento da decisão.

Modificações

De acordo com o Edilson Araújo, delegado da 9ª Delegacia Distrital em Mangabeira , alguns condutores estão trocando algumas peças do veículo para aumentar as cilindradas, alcançado a potência até 125 cilindradas. A modificação no pistão e no cilindro do motor resultam no aumento da velocidade.

O delegado disse ainda que nem o Código de Trânsito Nacional e nem o Estatudo da Criança e do Adolescente tem artigos especícos para os condutores dos ciclomotores.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp