icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Sintab: afastamento de Veneziano vai causar indignação no servidor

Sem reajuste de salário, Sintab diz que as campanhas da mãe e do irmão do prefeito estão sendo consideradas mais importantes que os servidores.

Publicado em 18/08/2010 às 15:53

Jorge Barbosa

O anúncio do possível afastamento do prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) da prefeitura por um provável período de 30 dias não agradou os servidores municipais. Ao tomar conhecimento, o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab) classificou o afastamento como “absurdo”, tendo em vista que os servidores estão em plena campanha pelo ajuste salarial e o prefeito estaria negando o diálogo.

Em entrevista ao portal Paraíba1, o presidente do Sintab, Napoleão Maracajá, disse que essa licença será uma afronta aos servidores municipais e isso deverá causar um indignação geral. Isso porque os servidores passaram quase dois meses em greve, exigindo um ajuste salarial de 39,83%, e exigia ao menos ter o direito de sentar com o prefeito e discutir a proposta. A greve encerrou apenas por decisão da Justiça e os servidores continuam sem o aumento, que deveria ter sido aplicado desde o mês de maio.

“Se o prefeito se afastar do cargo sem antes resolver as questões dos servidores, vai gerar uma indignação muito grande na categoria. É algo muito grave, pois o sentimento de indignação já é grande”, disse Maracajá. “Vai causar uma enorme turbulência, pois imagino que Zé Luiz (vice-prefeito de Campina Grande) não terá condições de negociar conosco, até porque Veneziano não dará essa incumbência a ele”, calculou.

O prefeito anunciou, durante entrevistas à imprensa nessa quarta-feira (18), que iria se afastar do cargo por um período de 15 a 30 dias para se dedicar às campanhas eleitorais do seu irmão, Vitalzinho (PMDB), que concorre ao Senado Federal, e da sua mãe, Nilda Gondim (PMDB), que concorre à Câmara dos Deputados.

Esse fator aborreceu ainda mais os servidores. Segundo Napoleão, se assim for feito, Veneziano estará provando que as campanhas eleitorais dos seus parentes são mais importantes do que as centenas de servidores que continuam sem aumento. “O prefeito vai provar que a prioridade do seu governo não é o servidor, já que ele coloca na frente a campanha da mãe e do irmão e deixa o servidor a chorar por salario, por cargos de carreira, pela recuperação do ponto cortado e muitas outras coisas”, protestou Napoleão.

Desafio

O presidente do Sintab disse que esse ano ainda não teve uma única audiência com Veneziano. E voltou a desafiar o secretário Executivo Hermano Nepomuceno, que teria dito que o prefeito sentou para conversar com os servidores esse ano. “A última audiência que tivemos com o prefeito foi em junho de 2009. De lá para cá, nada. Mandamos ofício e mais ofício e ele não nos atendeu. Nós entregamos nosso cargo no Sintab se Hermano provar que o prefeito nos recebeu em 2010”, desafiou.

“Esse afastamento do cargo, por parte do prefeito, vai ser uma demonstração de descompromisso e menosprezo do gestor para com o servidor”, reclamou o representante da categoria, afirmando que toda essa questão será discutida amanhã durante a assembleia que será realizada com os servidores da Educação.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp