VIDA URBANA
SMS vai distribuir preservativos e Samu terá esquema especial
Equipes estarão realizando ações de conscientização e prevenção, por meio de panfletos informativos.
Publicado em 05/02/2015 às 6:00 | Atualizado em 22/02/2024 às 19:40
Para garantir a prevenção dos foliões, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que equipes da Seção de DST/Aids estarão na avenida fazendo a distribuição de preservativos, além de ações de conscientização e prevenção, por meio de panfletos informativos. De acordo com a SES, a rede hospitalar e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estarão funcionando normalmente durante as noites do Folia de Rua.
Também durante os festejos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá um esquema especial de funcionamento, que começa hoje e vai até o fim do Carnaval Tradição, para garantir o atendimento à população. Os eventos menores terão à sua disposição, além do efetivo normal do Samu, uma Unidade de Suporte Básico de vida (USB) e duas motolâncias. Eles serão acompanhados por uma dupla de guardas municipais, que realizará a segurança dos profissionais.
Os blocos Muriçoquinhas e Melhor Idade, que acontecem juntos, contarão com uma USB, duas motolâncias e, ainda, uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Já o Picolé de Manga, as Virgens de Tambaú e as Muriçocas do Miramar, os maiores blocos de arrasto da capital, contarão com um esquema específico. Serão três USBs, seis motolâncias e duas USAs.
Além disso, três tendas ficarão instaladas pelo percurso do Via Folia com médicos para a resolução de casos mais simples ainda no local, sem a necessidade de encaminhamento para unidades de saúde.
As equipes fixas ficarão em uma tenda localizada no Posto 99; duas no estacionamento do Pão de Açúcar; e mais uma que ficará em frente à subprefeitura, no cruzamento entre a Epitácio Pessoa e a rua Coronel Miguel Sátiro. Lá, ainda seis guardas municipais realizarão, diariamente, a segurança dos profissionais.
Além de toda a equipe empregada em escala extra, que corresponderá a um total de 54 profissionais do Samu, ainda 16 voluntários ficarão disponíveis durante cada dia de festa prestando apoio às equipes. São enfermeiros e acadêmicos de enfermagem e medicina que atuarão com a supervisão da coordenação do Samu.
Comentários