VIDA URBANA
Sobe para 54 número de casos suspeitos de sarampo na PB
Estado não tem nenhum caso confirmado. O vizinho Pernambuco tem 12.
Publicado em 10/09/2019 às 9:27 | Atualizado em 10/09/2019 às 17:22
Os casos suspeitos de sarampo em investigação na Paraíba subiram 260% em 10 dias. A Secretaria de Saúde do estado divulgou, na segunda-feira (9), que até o dia 4 de setembro um total de 54 casos estavam em investigação. Em um boletim do dia 26 de agosto, eram 15 nessa situação. O estado não tem nenhum caso confirmado.
Segundo a Secretaria de Saúde, até 4 de setembro foram realizadas 83 notificações suspeitas de sarampo, destas 29 foram descartadas, ficando 54 em investigação, dos quais 20 com a primeira amostra reagente ou indeterminada.
“Todos os casos são prioridade para a Paraíba. A ideia é que todos os municípios estejam com a vigilância ativa com os casos suspeitos e que notifiquem imediatamente, mesmo que esses casos sejam descartados depois”, disse a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares. Na segunda-feira, a secretaria apresentou um panorama do sarampo no estado para secretários municipais e gestores.
A gerente executiva reforçou também a importância da vacinação dos públicos prioritários contra o sarampo. As campanhas de atualização das cadernetas serão divididas em etapas, em virtude da alta produção dos insumos. “A autoridade de saúde precisa entender que a meta do Ministério da Saúde, neste momento, é diminuir as complicações e os óbitos em crianças menores de cinco anos de idade porque elas são mais suscetíveis às complicações e óbitos por causa da doença. Posteriormente, terão outras fases de vacinação previstas para novembro deste ano e fevereiro de 2020”, explicou.
“O Estado de Pernambuco, nosso vizinho, teve 12 casos confirmados. Também por este motivo o alerta de vigilância para o nosso Estado. Até o momento, a Paraíba atingiu 86,17% de cobertura vacinal, o alerta para os gestores é intensificar essa vacinação e fazer uma busca ativa do público-alvo”, apontou Talita Tavares.
Comentários