VIDA URBANA
Sousa registra em 22 dias 81% mais chuvas que o esperado para fevereiro
Aesa registrou chuvas em 170 cidades; reservatório de Sousa subiu 3% do volume na quarta-feira.
Publicado em 22/02/2018 às 15:21 | Atualizado em 22/02/2018 às 16:08
A cidade de Sousa, no Sertão, já registrou em 22 dias 81% a mais do que as chuvas esperadas para todo o mês de fevereiro. Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a cidade recebeu 301,1 milímetros de chuvas até a manhã desta quinta-feira (22), enquanto a média histórica é de 165,8 milímetros. Sousa é uma das 170 cidades da Paraíba onde a AESA registrou chuvas este mês.
Devido às boas precipitações, o açude São Gonçalo principal reservatório de Sousa, aumentou o seu volume de água em 3,23% na última quarta-feira (21), após o registro de chuvas na região. O percentual corresponde a uma recarga de quase 1,5 milhão de metros cúbicos de água. O manancial acumula atualmente 7.206.720 de m³, o que corresponde a 16,16% de toda capacidade hídrica.
O segundo município com maior índice pluviométrico no estado durante o mês de fevereiro é Cajazeiras (271,1mm), seguido de Cachoeira dos Índios (248,9mm), Igaracy (240,8mm) e São Domingos (239,9mm), todos localizados no Sertão.
>>> Escola fica alagada e aulas são suspensas após chuva de 150 mm
Segundo o meteorologista da Aesa, Lindemberg Lucena, as precipitações na região são consideradas comuns, uma vez que o mês de fevereiro marca tradicionalmente o início do período chuvoso. “As chuvas no Sertão são esperadas para esse período, uma vez que o mês de fevereiro costuma marcar a estação do inverno para região. O que se observa é que em algumas cidades as chuvas foram acima da média, o que é considerado positivo diante do longo momento de estiagem que a região enfrenta”, comentou.
Mais chuvas
Ainda de acordo com Lindemberg Lucena, a previsão é que as chuvas continuem até o final de fevereiro, seguindo também durante o mês de março. “A previsão para novas chuvas continua para região, assim como em outras áreas do estado, mas vale ressaltar que são chuvas isoladas, ou seja, pode chover em determinados municípios e outros não. As pancadas mais fortes devem ocorrer apenas durante o mês de março”, revelou.
Crise hídrica
Apesar dos índices pluviométricos positivos em alguns municípios, a Paraíba continua com 60 reservatórios dos 127 monitorados pela Aesa, com menos de 5% do volume total. O açude de Coremas, maior manancial do estado, acumula apenas 5,12% de sua capacidade hídrica.
Comentários