icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

STTP intensifica fiscalização de estacionamentos no comércio

Estabelecimentos que oferecem vagas, devem reservar 2,5 metros de área para pedestres. STTP está fiscalizando cumprimento das normas.

Publicado em 20/03/2012 às 6:30


Os estabelecimentos comerciais de Campina Grande, que oferecem vagas de estacionamento para seus clientes e que desrespeitam a determinação de manter uma área de pelo menos 2,5 metros nas calçadas para que os pedestres transitem, estão sendo notificados pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP). Desde a semana passada, a STTP tem intensificado a fiscalização aos estabelecimentos e três deles já foram notificados para cumprimento das normas. A última notificação ocorreu na manhã de ontem contra uma lanchonete localizada na avenida Manoel Tavares, no bairro do Alto Branco.

Os empresários que ainda não obtiveram os alvarás de funcionamento do serviço terão 30 dias para adequar-se. Caso a situação não seja regularizada, os pontos comerciais poderão ser multados e até impedidos de funcionar.

Segundo o superintendente da STTP, Salomão Augusto, atualmente 106 áreas de estacionamento estão regularizadas no órgão, sendo a maioria localizada no centro de Campina Grande.

Apenas 11 desses pontos estão em bairros vizinhos. Isso inclui os estacionamentos privativos e áreas destinadas a estacionamento para clientes dos estabelecimentos.

Salomão explica que pela média diária de circulação ser de 30 mil veículos em Campina Grande e as vagas destinadas à Zona Azul serem de apenas 270 pontos de estacionamento, muitos donos de lojas, lanchonetes e restaurantes oferecem um local para estacionar nas calçadas, atrapalhando o trânsito dos pedestres.

“A calçada é um local público, portanto não é permitido estacionar qualquer veículo nela. Para isso, é preciso respeitar uma determinação de deixar 2,5 metros para que o pedestre possa passar, e assim fazer um recuo para rebaixar a calçada e oferecer a vaga de estacionamento”, explicou o superintendente.

Ele acrescentou que alguns empresários insistem em desrespeitar as normas e colocam em risco a vida dos pedestres, que muitas vezes são obrigados a caminhar pelas ruas devido à falta de espaço nas calçadas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp