VIDA URBANA
STTP multa 1,3 mil motoristas
Só este ano a STTP autuou 1.393 motoristas que utilizaram a faixa exclusiva de ônibus na Avenida Canal, no Centro de CG.
Publicado em 10/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 05/02/2024 às 16:40
Somente este ano a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP) de Campina Grande autuou 1.393 motoristas que utilizaram a faixa exclusiva de ônibus instalada na Avenida Canal, área central da cidade. De acordo com a Gerência de Trânsito da autarquia, esse trecho compreende três ruas: João Florentino de Carvalho, Giló Guedes e Manoel Gonçalves Guimarães, onde só é permitido o trânsito nesta faixa de ônibus, táxis com passageiros, ambulâncias e viaturas da polícia.
Dentre as vias que compreendem a avenida, a Giló Guedes é a campeã no número de autuações. No primeiro semestre de 2014 foram flagrados 872 condutores que infringiram a proibição de parar ou transitar no trecho exclusivo. Já na Manoel Gonçalves Guimarães e João Florentino de Carvalho, as multas foram de 473 e 48, respectivamente. Para os motoristas flagrados parados ou estacionados no local a multa é de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, enquanto os que transitam na área proibida a multa é R$ 53,00 e três pontos na CNH.
O diretor de Divisão de Trânsito da STTP, Alex Marcolino, explicou que esses números ainda poderiam ser bem maiores, uma vez que a faixa exclusiva instalada na Avenida Floriano Peixoto no ano passado ainda não está valendo para a aplicação de multas para os condutores que trafegarem, pararem ou estacionem no local proibido. “Nossos agentes estão trabalhando apenas na orientação dos condutores que usam irregularmente a faixa exclusiva na Floriano Peixoto. Lá nós não multamos ainda. Agora o volume de infrações na Avenida Canal nos meses de maio e junho foram altos”, disse Alex.
Apesar da Gerência de Trânsito da autarquia não informar a quantidade de infrações do ano passado, os meses esse ano que tiveram o maior flagrante dos condutores utilizando a faixa exclusiva foram em maio e junho.
No primeiro, foram 458 multas aplicadas em toda a extensão da Avenida Canal, enquanto que no segundo foram 307 infrações.
A STTP também não sabe especificar as multas aplicadas aos motoristas que apenas passaram pela faixa, e aquelas que pararam ou estacionaram no local. Como as multas têm valores diferentes, não se sabe ao certo o quanto a autarquia arrecadou apenas com essa infração nos seis primeiros meses deste ano.
Comentários