icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

STTP vistoria coletivos de CG

223 ônibus da frota de veículos urbanos das empresas da cidade estão fiscalizados desde o mês de agosto.

Publicado em 18/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:18

A Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP) de Campina Grande está realizando vistorias nos 223 ônibus da frota de veículos urbanos das empresas da cidade desde o último mês de agosto. Contudo, de acordo com a Gerência de Transportes do órgão, apesar de vários terem sido analisados mais de uma vez, até o momento nenhum teve aprovação total nos itens de segurança obrigatórios. De acordo com o responsável do setor, Aracy Brasil, foram detectados desde problemas em lâmpadas e travas de saída de emergência com defeito, a principalmente a falta do certificado de aferição do Inmetro nos tacógrafos dos carros.

Apesar dos problemas, a gerente de transportes confirmou que os veículos continuam circulando em suas respectivas rotas com autorização parcial, e com novas vistorias agendadas que estão acontecendo semanalmente. Segundo ela, essa foi a única alternativa para que todos possam ter condições de se adequar às normas de segurança. “Nós não poderíamos colocar um selo de vistoria em um veículo, e a população perceber que o ônibus apresenta problemas. Por isso nós estipulamos um prazo para que os itens que não estão de acordo com as normas sejam regularizados”, disse.

Mas, segundo confirmou Aracy, o principal item que tem gerado uma demora maior para que o veículo esteja 100% seguro é o certificado do Inmetro dos tacógrafos. De acordo com ela, todos os veículos estavam com o selo vencido, e que os proprietários das empresas estavam demorando para renová-lo devido ao alto custo da renovação do documento. “O tacógrafo é o item que calcula a distância percorrida e a velocidade desenvolvida para veículos com mais de quatro toneladas. Ele é fundamental nos ônibus, e por isso nós demos um prazo para que eles se adequassem. Mas, até o momento, nem 50 veículos renovaram o selo”, disse.

Segundo apresentou a STTP, os itens obrigatórios de segurança para os ônibus urbanos são: extintores e travas de saída de emergência, campainha de solicitação de paradas, iluminação interna, faróis e letreiros automáticos, conservação das janelas, das portas, cintos de segurança, poltronas adequadas, estado dos pneus, limpeza e higienização no interior do veículo. Ainda conforme a gerencia de transportes da STTP, as empresas cujos veículos estão sendo vistoriados são imediatamente notificadas dos problemas detectados e recebem um prazo proposto para a solução, observando-se caso a caso.

De acordo com o superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande (Sitrans), Anchieta Bernardino, caso sejam constatadas irregularidades quanto aos veículos, durante as fiscalizações, é de responsabilidade de cada empresa adequar-se aos requisitos de segurança exigidos pela autarquia respeitando os prazos determinados.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp