VIDA URBANA
STTrans lança campanha educativa
Campanha educativa 'Siga as regras e evite multas' visa orientar o uso correto do estacionamento rotativo Zona Azul.
Publicado em 06/10/2011 às 6:30
A Superintendência de Transporte e Trânsito de João Pessoa (STTrans) já multou este ano 937 motoristas que estacionaram irregularmente no estacionamento rotativo da Zona Azul em João Pessoa. Para conscientizar a população, a STTrans iniciou ontem a campanha educativa 'Siga as regras e evite multas'. A ação, que termina amanhã, visa orientar o uso correto do estacionamento rotativo Zona Azul.
Na manhã de ontem, os operadores da Zona Azul entregaram panfletos com regras que devem ser seguidas pela população. O superintendente adjunto da STTrans, Paulo Freire, comentou que as multas registradas este ano são consideradas preocupantes porque representam 100 autos de infrações por mês. “Estamos orientando a população para reduzir as multas. Não temos uma estimativa para minimizar o problema porque é uma campanha educativa”, afirmou.
Ainda de acordo com Paulo Freire, os motoristas ainda desrespeitam a sinalização e insistem em estacionar irregularmente nos estacionamentos rotativos da Zona Azul. Ele destacou que a multa para essa infração é de R$ 53,21 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O funcionamento da Zona Azul em dias úteis é das 7h30 às 17h30. Já aos sábados, 7h30 às 12h. Antes desse horário, os motoristas precisam esperar um operador para solicitar a cartela.
O estacionamento rotativo Zona Azul funciona com 1.330 vagas em 25 vias públicas e três praças entre o Centro de João Pessoa e algumas ruas do bairro da Torre. Esse tipo de estacionamento foi instituído em 2009 e regulamentado em 2010. De acordo com o superintendente adjunto da STTrans, a prestação do serviço cabe ao município. “Hoje o serviço é amparado por lei e decreto”, completou.
As vagas são destinadas para qualquer usuário, existindo inclusive espaços específicos, devidamente sinalizados e perto dos operadores da Zona Azul.
Existem vagas para veículos de cargas e descarga, e de turismo. Para as pessoas portadoras de deficiência o número é de 2% do total em cada ponto. Já os idosos têm direito a 5% das vagas. No entanto, as pessoas da terceira idade precisam ser cadastradas na STTrans.
Comentários