VIDA URBANA
Sudema e Ibama cadastram criadores de animais silvestres
De acordo com o Ibama na Paraíba, o cadastramento possibilitará a regularização da situação dos proprietários que estão ilegais.
Publicado em 31/08/2014 às 9:45 | Atualizado em 11/03/2024 às 15:48
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), em parceria com o Ibama está disponibilizando o Sistema de Cadastro de Passeriformes (SisPass) e o Sistema Nacional de Fauna Silvestre (SisFauna) para cadastro de animais silvestres. Os interessados devem agendar o atendimento pelo telefone 3218-5606.
De acordo com o superintendente substituto do Ibama na Paraíba, Edberto Farias, o cadastramento possibilitará a regularização da situação dos proprietários que estão ilegais.
“Com a parceria, buscamos normalizar os sistemas e atender a população de modo que a gestão dos recursos faunísticos se dê de forma eficiente, garantindo o controle e a preservação das espécies da fauna brasileira”, esclareceu.
O superintendente substituto reforçou que crimes contra fauna entram na categoria de crime ambiental, suscetíveis a prisão, que pode variar de seis meses a um ano. “O crime pode ocorrer mediante as seguintes condutas: matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre nativos, impedir a procriação, modificar ou destruir ninho, abrigo, vender, expor a venda, guardar, ter em cativeiro. Além da detenção prevista, há multa, de R$ 500,00 por espécime não constante nas listas oficiais ameaçadas de extinção e de R$ 5 mil por espécime que estão nessa condição”, completou.
Comentários