icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Sudema fiscaliza venda de lenha para fogueiras juninas

Vendedores ilegais podem responder criminalmente e pagar multa.

Publicado em 17/06/2016 às 14:13

O prazo para o cadastramento da autorização para a comercialização de lenha para a confecção das fogueiras no período junino está acabando. Os comerciantes interessados devem procurar as sedes da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), nas cidades de Patos, Campina Grande e João Pessoa para regularizar o comércio,

A autorização é válida até o fim do mês de junho, caso encontradas irregularidades na comercialização da lenha, os vendedores serão notificados e poderão responder criminalmente, além de pagar multa, que pode variar entre R$ 5 mil e R$ 50 mil, e ter a madeira apreendida.

O coordenador da Coordenadoria da Divisão de Floresta da Sudema, Humberto Gomes, esclareceu que os interessados devem apresentar documentos específicos para a realização do cadastro. “Os interessados na comercialização das fogueiras devem procurar a autarquia com os seguintes documentos: requerimento de atividade florestal, documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência, além da declaração de origem da lenha”, ressaltou.

Ainda de acordo com Humberto para o consumidor estar amparado na hora da compra da lenha, basta solicitar ao vendedor a autorização de venda da Sudema. Em caso de qualquer irregularidade, o consumidor deve procurar a Superintendência, o Batalhão Ambiental ou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Fiscalização

Durante todo o mês de junho a equipe de fiscalização da Sudema trabalha contra a venda ilegal de lenha para fogueiras. As ações acontecem todos os dias da semana, em pontos estratégicos de venda de lenha na Capital e no interior do estado.

Os fiscais verificam se o comerciante tem autorização para a venda da lenha e analisam também a sua espécie, se ela foi extraída de árvores frutíferas, exóticas ou nativas. Caso a lenha seja de árvore nativa, o comerciante é autuado em flagrante e a lenha apreendida.

Qualquer denúncia sobre venda ilegal da lenha pode ser realizada através dos telefones: 3218-5591/8839-1909 (Sudema), 3218-7222 ou 3218-7246 (Batalhão Ambiental) .

A Sudema orienta também que as fogueiras não sejam feitas sobre o asfalto, embaixo de árvores e da rede elétrica, como também deve ser respeitada a distância mínima de 200 metros de escolas, hospitais e parques. Outra orientação para brincar o São João de forma consciente é para que os moradores se organizem e façam apenas uma fogueira por rua, minimizando assim a emissão de poluentes.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp