VIDA URBANA
Sudema muda regras para visitação em Areia Vermelha
Novas normas vão combater poluição ambiental e limitar comércio e acesso em Areia Vermelha.
Publicado em 26/09/2008 às 10:55
Da Redação
Com Secom-PB
A Sudema afirma que a partir do próximo ano, os comerciantes que atuam em Areia Vermelha, em Cabedelo, não poderão mais colocar mesas e cadeiras no banco de areia. A nova regra determina que os bares fiquem dentro dos barcos.
Também está sendo analisada a possibilidade da liberação em dezembro de duas piscinas para mergulhos contemplativos na área de corais, embora que monitorados, a fim de garantir a preservação da área.
Proibição - A gestora do Parque Estadual Marinho Areia Vermelha, Larissa Fernandes de Lavor, disse que há cerca de um ano, foi determinada a proibição do acesso aos corais existentes em Areia Vermelha, com o intuito de garantir sua preservação. Antes, segundo ela, os freqüentadores levavam comida para alimentar peixes nas piscinas, o que terminava degradando parte dos corais, além da sujeira.
Dentro da meta de preservação, que inclui realização de futuras pesquisas, a intenção é permitir visitas monitoradas, e provavelmente mergulhos contemplativos. Caso o mergulho realmente venha a ser liberado, a idéia será dividir os interessados em grupos, todos sob acompanhamento de equipes de monitores escolhidos pela Sudema, para evitar problemas.
Areia Vermelha - A ilha de Areia Vermelha é um banco de areia no Oceano Atlântico, em frente à Praia de Camboinha. Aparece sempre que a maré baixa e é um ótimo lugar para banhos, já que possui piscinas naturais e corais, numa água transparente de tom verde-claro.
Comentários