VIDA URBANA
Surpersticiosos têm medo até de sair de casa nesta sexta-feira 13
Data que poderia representar mais um dia no calendário é recebida com cautela por muitos paraibanos.
Publicado em 13/02/2009 às 9:26
Do Jornal da Paraíba
Sexta-feira 13. A data que poderia representar mais um dia no calendário é recebida com cautela por muitos paraibanos. Ao logo da história, verdades e mitos foram criados em torno do número treze, o relacionando ao azar e, até mesmo, a morte. As crenças ainda são alimentadas por obras de ficção.
Em direção contrária a estes pensamentos, religiosos e seguidores de filosofias dizem que o número treze, na verdade, representa sorte e boas energias. Mas ainda é grande o número de pessoas que nutrem superstições em sextas-feiras 13. O estudante Roberto dos Santos, de 28 anos, é um exemplo delas.
Desde pequeno, ele carrega crenças que o fazem mudar sua rotina toda vez que o dia 13 cai em uma sexta-feira. “Nessas datas, não saio de casa durante o crepúsculo. Para mim representa um horário obscuro, que traz uma energia negativa”, contou.
O tarólogo Paulo Dantas diz que a imagem do número 13 é muito relacionada a crenças. “As pessoas depositam muitos sentimentos em suas crenças. Acredita-se no 25 de dezembro como sendo o dia do nascimento de Jesus e se deposita naquela data sensações boas, certamente ela irá atrair energias positivas. No entanto, se as pessoas acreditam que o número treze promove o azar, aquele dia, principalmente sendo numa sexta-feira, irá representar uma energia negativa”, disse.
Comentários