VIDA URBANA
Suspeitas de dengue aumentam mais de 100% no primeiro trimestre de 2015
De 1º de janeiro a 28 de março foram registrados 2.488 casos na Paraíba. No mesmo período do ano passado, foram 1.116.
Publicado em 06/04/2015 às 12:35
Os casos suspeitos de dengue na Paraíba aumentaram 119,35%. A informação é do Boletim Epidemiológico nº 3, divulgado nesta segunda-feira (6) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O documento afirma que de 1º de janeiro a 28 de março de 2015 foram registrados 2.488 casos suspeitos no Estado, o que contrasta com o número de notificações do mesmo período do ano passado, que foram 1.116.
Até a 12ª semana epidemiológica deste ano, foram notificados três óbitos, sendo um por outras causas (no município de Marcação) e dois em investigação (nos municípios de Duas Estradas e Alhandra). Os óbitos que se encontram em investigação estão aguardando o resultado do laboratório do Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, e seguem acompanhados pela área técnica e municípios, conforme preconizado pelo protocolo do Ministério da Saúde.
Durante o mês de março, 207 municípios realizaram o 2º Levantamento de Índices, para avaliar a infestação predial pelo Aedes aegypti, através do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) e LIA (Levantamento de Índice Amostral), sendo este último para municípios que possuem ate 2 mil imóveis. De acordo com os resultados, 66 municípios atualmente estão em situação de risco para ocorrência de surto, noventa e nove estão em situação de alerta e 42 em situação satisfatória.
Segundo classificação de risco do Ministério da Saúde referente aos índices, é considerada satisfatória a situação do município com o Índice de Infestação Predial (IIP) menos que um; em alerta, os municípios com IIP entre 1 e 3,9; e em situação de risco os municípios com IIP maior que 3,9 (para cada 100 casas pesquisadas).
Comentários