VIDA URBANA
Tartarugas voltam a visitar orla da Paraíba no verão
Projeto Guajiru monitora a desova e nascimento de milhares de filhotes de tartarugas nas praias paraibanas, além de prestar socorro a animais marinhos que chegam à orla machucados.
Publicado em 05/11/2008 às 10:22
Maurício Melo
Com a chegada do calor, as tartarugas Pente e Verde voltam a frequentar o litoral paraibano e começa o período de desova. Segundo a bióloga Rita Mascarenhas, responsável pelo projeto Tartarugas Urbanas, da ONG Guajiru, a qualquer momento as tartarugas podem começar a visitar as praias de João Pessoa e Cabedelo.
Rita contou que as tartarugas costumas desovar nas praias onde nasceram, por conta disso, as praias mais desertas são as recebem mais visitas, mas as areias de praias urbanas como a do Bessa e de Intermares têm sido pontos de desova rotineiros.
O projeto Guajiru monitora a desova e nascimento de milhares de filhotes de tartarugas nas praias paraibanas, além de prestar socorro a animais marinhos que chegam à orla machucados. "Esta semana, três grandes tartarugas apareceram mortas nas praias da Capital. Com cortes e marcas de mordida de tubarão", contou a bióloga.
Além disso, a ONG também profere palestra para turistas na praia e para alunos em escolas. Ainda sem uma sede oficial, o projeto usa o espaço emprestado de um bar na beira da praia de Intermares, em Cabedelo. Lá, há um pequeno museu com cartazes e cascos de tartarugas que servem para explicar aos visitantes um pouco da rotina destes animais.
Confira algumas fotos da ONG na galeria de fotos clicando aqui.
Comentários