VIDA URBANA
Telecentros vão reabrir em maio
Atividades de nove Telecentros Comunitários, que estavam sem funcionar a 8 meses, serão retomadas em Campina Grande.
Publicado em 17/04/2013 às 6:00
Após 8 meses sem atividades, os nove telecentros comunitários de Campina Grande voltarão a funcionar no próximo mês de maio visando a redução da exclusão digital e social. O presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde), Alcindor Villarim, que coordena o projeto, informou que o adiamento do início das aulas, anteriormente previsto para o mês de fevereiro, se deu porque os computadores precisavam de manutenção e as instalações também necessitavam passar por reforma para melhor atender ao público.
Segundo Alcindor Villarim, os cursos de informática básica são direcionados à população carente e vai atender 20 alunos por turma em cada turno. Cada módulo dura até 90 dias e a primeira turma deve começar em maio, com previsão de término em julho.
As aulas nos nove telecentros, que funcionam em seis bairros da cidade (Centro, Monte Santo, Malvinas, Bodocongó, Catolé e Conceição), deveriam ter começado em fevereiro, “mas adiamos porque os computadores apresentavam problemas e todos eles tiveram que passar por uma manutenção, além dos locais também receberem melhorias”, informou.
Para consolidar o projeto este ano, a Agência Municipal de Desenvolvimento firmou parcerias com diversos órgãos, dentre eles a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), visando oferecer melhor estrutura e instrutores qualificados para os telecentros.
Os Telecentros Comunitários funcionam em uma parceria com a Agência Municipal de Desenvolvimento, em Campina Grande, com a contrapartida do Ministério das Comunicações. Através deles, as pessoas carentes passam a contar com um espaço gratuito para utilização da internet. São computadores conectados à internet banda larga, que possibilitam a inclusão digital e social do público atendido. Um instrutor auxilia os usuários no acesso à internet, bem como ministra cursos de informática básica.
CURSOS
Além de disponibilizar aulas de informática básica nos telecentros, Alcindor Villarim informou que este ano a Agência Municipal de Desenvolvimento também pretende oferecer cursos de capacitação em informática avançada para preparar os jovens para o mercado de trabalho. As unidades vão beneficiar 360 pessoas com aulas de informática. As matrículas para os cursos já estão abertas e podem ser feitas em cada telecentro.
Comentários