VIDA URBANA
Tema do bloco 'Muriçoquinhas' é a erradicação do trabalho infantil
O lançamento do tema aconteceu ontem, no Esporte Clube Cabo Branco, em João Pessoa.
Publicado em 15/12/2011 às 8:00
No próximo ano, o bloco infantil Muriçoquinhas do Miramar vai desfilar no Folia de Rua alertando a população e autoridades sobre um tema preocupante que pode ser visto nas ruas da capital: o trabalho infantil. Conforme a diretora do bloco, Eliane Holanda, a folia será um meio de conscientizar os 388 mil foliões que são esperados na avenida em 2012. O lançamento do tema aconteceu ontem, no Esporte Clube Cabo Branco, em João Pessoa.
“Todos os dias nós vemos crianças nas ruas trabalhando, sendo exploradas nos semáforos e até mesmo em residência.
Também percebemos que enquanto muitas crianças se divertem no bloco outras infelizmente estão catando latinhas, vendendo lanches, ou seja estão perdendo a infância sendo exploradas pelo trabalho infantil. Por isso decidimos usar este tema no carnaval. Nossa intenção é debater o tema e conscientizar a população para que denunciem estes casos,” explicou Holanda.
A promotora da Infância e da Juventude, Soraya Escorel, será a madrinha do bloco. Para ela a união da sociedade civil e das autoridades em prol deste trabalho social pode contribuir para que os números de trabalho infantil diminuam no Estado.
“Precisamos combater o trabalho infantil. A criança que trabalha tem todos os seus direitos negados. Abandona os estudos e brincadeiras e passa a assumir uma responsabilidade que não é sua”, afirmou a promotora.
A Casa Pequeno Davi é aliada do bloco Muriçoquinhas e do Ministério Público na erradicação do trabalho infantil. Mirley Jonnes, articulador político da Pequeno Davi, explicou que é necessário uma ação social sistemática que una forças no combate ao trabalho infantil.
Comentários