VIDA URBANA
Tentativa acontece mais de uma vez, apoio é importante para tratamento
Psicólogo chama atenção para reincidência em casos de tentativas de suicídio; apoio da família é fundamental para o paciente.
Publicado em 11/12/2011 às 6:30
As pessoas atendidas no Ceatox tentam o suicídio mais de uma vez. Segundo o psicólogo do Hospital de Trauma, Moisés de Lima, devido à falta de acompanhamento profissional adequado cerca de 30% a 40% da demanda atendida no Ceatox retorna pelo mesmo motivo, ou seja, tentativa de suicídio.
“Nós acompanhamos o paciente enquanto ele está no hospital, mas após receber alta é impossível a gente ter aquele controle, eles precisam ter vontade de continuar o tratamento. O que muitas vezes não acontece. Por isso, é fundamental o apoio da família”, esclarece o psicólogo.
Para Moisés, esse alto número de casos de intoxicação voluntária por substâncias químicas, acontece porque as pessoas não estão preparadas para lidar com seus sentimentos e conflitos. “O ser humano, em geral, nunca está preparado, mas quando o indivíduo não apresenta um equilíbrio emocional é mais provável que ele apresente esta conduta de autoflagelamento, sendo necessário o acompanhamento psicoterápico”, concluiu.
De acordo com a plantonista Emanuelle Delfino esses casos são comuns entre os adultos. “Os casos de intoxicação medicamentosa são propositais em quase todos os casos que envolvem adultos porque com crianças essas ocorrências são sempre acidentais. Por isso, é tão importante que os pais façam o armazenamento adequado de remédios e produtos químicos em casa”, alertou.
Comentários