icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Terceira morte por superbactéria é registrada nos hospitais da Capital

Idosa de 78 anos morreu na manhã desta terça-feira (16) contaminada pela KPC no Complexo Hospitalar Governador Tarcísio Burity, Ortotrauma, em Mangabeira, na Capital.

Publicado em 16/08/2011 às 12:40

Inaê Teles
Com informações da TV Cabo Branco

Uma senhora de 78 anos morreu, na manhã desta terça-feira (16), contaminada pela Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC), popularmente conhecida por superbactéria, no Complexo Hospitalar Governador Tarcísio Burity, o Ortotrauma, em Mangabeira, na Capital. Este é o terceiro caso de morte pela superbactéria registrado em João Pessoa, mas o número pode ser bem maior, pois os casos não estão sendo divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba.

O diretor-técnico da unidade hospitalar, Roberto Santos, confirmou que, além da paciente estar contaminada com KPC, ela também apresentava outras complicações de saúde. Ele disse que a idade avançada agravou o quadro da paciente. A família da paciente denuncia que houve negligência médica.

Lenira Azevedo Maia procurou o hospital em abril após sofrer uma fratura no fêmur. Ela aguardou três meses até receber uma prótese, mas o corpo acabou rejeitando. A paciente mais uma vez passou por uma cirurgia. O diretor-técnico disse que não houve negligência e explicou que nestes casos existe todo um trâmite para aquisição do material.

Após o precedimento cirúrgico a paciente foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi lá que Lenira contraiu a KPC de uma outra paciente. “Ela pegou a bactéria de uma paciente que a gente não sabia que tinha. Nós ainda não tínhamos recebido o exame dessa outra paciente”, lamentou Roberto Santos.

Este ano já foram registrados três casos de morte pela superbactéria na Capital. O primeiro caso foi o de um bebê de cinco meses que estava internado no Hospital da Unimed. O hospital demorou uma semana para notificar a SES sobre o caso. O segundo registro foi o de uma mulher que estava internada no Hospital Edson Ramalho, que informou a presença da bactéria de imediato.

Outro caso

Familiares de uma senhora de 66 anos entraram em contato com o Paraíba1 para informar que a aposentada está internada em um hospital particular de João Pessoa contaminada com a superbactéria. De acordo com a irmã da paciente, que preferiu não se identificar, os médicos não estão querendo dar mais detalhes sobre o estado de saúde da paciente.

"Foi um enfermeiro que contou pra gente que minha irmã está com KPC. Ela foi internada com um AVC hemorrágico há 45 dias e agora fomos informados que ela está com essa bactéria", contou a irmã da paciente.

Secretaria de Saúde

A imprensa está tendo dificuldades para ter acesso ao balanço dos casos confirmados da doença na Paraíba. O coordenador estadual de Controle de Infecção em Serviços em Saúde e médico infectologista, Francisco de Assis, disse que os hositais estão enviando as notificações sobre os casos, mas esses números não estão sendo divulgados pela Secretaria de Saúde.

A assessoria da Secretaria de Saúde disse que ainda hoje tentaria entrar em contato com o coordenador para enviar um balanço sobre o número de casos registrado de KPC na Paraíba.

Bactéria

A KPC é um tipo de enzima que tem provocado resistência de algumas bactérias aos antibióticos mais usados. Ela atinge principalmente pessoas hospitalizadas com baixa imunidade, como pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A bactéria pode ser transmitida por meio do contato direto, como o toque, ou pelo uso de um objeto comum. A lavagem das mãos é uma das formas de impedir a disseminação da bactéria nos hospitais.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp