icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Presídio de Patos tem 12 novos casos de detentos infectados pelo coronavírus

Trabalho foi realizado pela Vigilância Epidemiológica e ao todo já são 15 casos.

Publicado em 10/05/2020 às 15:00 | Atualizado em 11/05/2020 às 7:52


                                        
                                            Presídio de Patos tem 12 novos casos de detentos infectados pelo coronavírus
Foto: Reprodução/TV Paraíba

O Presídio Romero Nóbrega, em Patos, no Sertão da Paraíba, voltou a apresentar novos casos de detentos infectados pelo novo coronavírus neste domingo (10). Doze homens que cumprem pena na unidade foram submetidos a testes rápidos e identificados com a Covid-19. A informação foi confirmada pela Vigilância Epidemiológica Municipal. No dia 25 de abril, os três primeiros casos foram confirmados, sendo um policial penal e dois detentos.

O JORNAL DA PARAÍBA divulgou inicialmente a informação repassada pela direção da unidade prisional e pela Comissão de Direito Criminal da subseção de Patos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de que seriam 11 casos. Logo depois, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Patos, Samara Marques, explicou que o número aumentou por causa de um detento que afirmou ter os sintomas da Covid-19.

"Nós fomos fazer uma fala no pátio para todos os apenados em suas celas. Um deles, em outra cela, gritou dizendo que estava com sintomas. Como eu já estava lá, chamamos para o teste e ele positivou", disse Samara, explicando o aumento de mais um caso.

A situação da unidade prisional está sendo acompanhada diariamente pela Comissão de Direito Criminal da subseção de Patos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O advogado Corsino Peixoto confirmou a testagem realizada neste domingo e disse que, ao todo, já são 15 casos confirmados da doença no Presídio Romero Nóbrega. Segundo o jurista, a entidade encaminhará nos próximos dias, solicitações para que os detentos passem a cumprir prisão domiciliar, com o uso de tornozeleira eletrônica, durante o período de quarentena e tratamento.

Os dois primeiros detentos da unidade que foram confirmados com a doença, no final de abril deste ano, foram transferidos para a Penitenciária de Segurança Média Hitler Cantalice, em João Pessoa.

A intensificação na testagem dos detentos veio após uma recomendação feita pela Defensoria Pública do Estado, à Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba, para que testes fossem realizados em todas as pessoas que estão nas unidades prisionais espalhadas pelo estado.

A Defensoria chegou a solicitar pedidos de prisão domiciliar, na ocasião dos dois primeiros casos confirmados, mas a coordenadora do Núcleo de Atendimento da Defensoria em Patos, Monaliza Montenegro, disse que o juiz da comarca chegou a conceder alguns pedidos, mas depois acabou mudando o precedente dos casos.

Ao G1 Paraíba, a direção do Presídio Romero Nóbrega afirmou que os 12 detentos que testaram positivo para a doença serão transferidos para unidades prisionais em João Pessoa. A prioridade, segundo a direção, será dada a pacientes que estiverem com o estado de saúde mais agravado e a triagem está sendo feita por equipes dos órgãos de saúde de Patos.

Imagem

Raniery Soares

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp