icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Teto desaba e parte do Instituto dos Cegos da PB é interditado

Fortes chuvas provocaram desabamento de gesso em setor da ONG, com sede na Capital. Para dirigentes, algo pior pode acontecer caso uma reforma urgente não seja feita.

Publicado em 20/04/2010 às 10:18

Karoline Zilah

As fortes chuvas que atingiram João Pessoa neste fim de semana comprometeram a infraestrutura do Instituto dos Cegos da Paraíba, resultando no desabamento do gesso do primeiro andar do prédio da sede, localizada na avenida Santa Catarina, no Bairro dos Estados. Para os dirigentes, algo pior pode acontecer caso uma reforma urgente não seja feita.

O acidente aconteceu por volta das 8h30 desta terça-feira (20). A área atingida englobava as salas de psicologia e de serviço social. No hora do desabamento, cinco alunos tinham aula de braille com uma professora. De acordo com a presidente Suzi Belarmino, todos são cegos e perceberam que algo estranho acontecia devido ao barulho. Ninguém ficou ferido no momento do desabamento do gesso, mas o alerta é de que algo pior possa acontecer.

No fim de semana, um pedaço de gesso também caiu na sala de telemarketing. Preocupados com a situação, os dirigentes da organização não governamental (ONG) interditaram a biblioteca e algumas salas de aula, suspendendo atividades em alguns setores do instituto.

Eles dizem que o prédio já tem 65 anos de existência e nunca passou pela reforma. Segundo o vice-presidente José Antônio Freire, a situação do prédio estão tão precária que a direção já previa que algum acidente poderia acontecer. “Com a chegada do período chuvoso, o prédio vai se deteriorando cada vez mais”, comentou.

Há pelo dois anos a entidade faz apelos em busca de doações. A ONG é mantida a partir de ajudas da sociedade e de um convênio básico com a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de João Pessoa. A Superintendência de Obras do Plano do Desenvolvimento do Estado (Suplan) esteve no local há dois anos e fez um levantamento das obras que seriam necessárias para revitalizá-lo, mas, segundo o vice-presidente, o projeto está engavetado.

Ele não sabe dizer ao certo em qual valor as obras de reforma foram avaliadas pela Suplan, mas calcula que sejam necessários cerca de R$ 100 mil para a revitalização do Instituto dos Cegos.

Dois anos atrás, a entidade passou por dificuldades sem recursos para itens básicos, como a alimentação, que forçaram seu fechamento durante 15 dias. Uma campanha da sociedade organizada e da imprensa, com o apoio da TV Cabo Branco, ajudou o Instituto dos Cegos a reabrir suas portas e receber alunos de todo o Estado.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp