icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Tipos de câncer se relacionam com obesidade

De acordo com um estudo financiado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, 42% dos norte-americanos serão obesos até 2030.

Publicado em 12/08/2012 às 8:00


De acordo com um estudo financiado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, 42% dos norte-americanos serão obesos até 2030. E, 11% das pessoas nos Estados Unidos serão “severamente obesas”. Situação que preocupa às autoridades já que as pessoas severamente obesas tem maior risco de sofrer de doenças do coração, derrames cerebrais, diabetes, alguns tipos de câncer e outras doenças relacionadas ao excesso de peso.

O número total de estadunidenses que são diagnosticados ou morrem de câncer, está diminuindo, porém certos tipos de câncer relacionados com a obesidade e inatividade estão aumentando. As taxas de câncer nos Estados Unidos caíram em 0,6% por ano, entre 2004 e 2008,de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, Centros de Controle e Prevenção de Doenças e outras fontes.

Para os homens, a incidência do câncer de próstata caiu numa média de cerca de 2,1% por ano, enquanto a taxa de câncer de pulmão caiu em 2%. Nas mulheres a taxa do câncer de pulmão diminuíram em 1,2%, enquanto a incidência do câncer de mama, que está associado à obesidade manteve-se igual. “A incidência do câncer de mama se reduziu quando os hormônios foram retirados, mas agora está estabilizado”, declarou o doutor Powel Brown, presidente da prevenção de câncer no departamento de oncologia no Centro de Câncer MD Anderson na Universidade do Texas.

Brown se referia a descoberta há vários anos de que a terapia de reposição hormonal para as mulheres na menopausa aumentou o risco de câncer de mama e doenças cardíacas. O Dr. Brown também explicou que as tendências do câncer de pulmão em mulheres seguiu a dos homens durante uns 10 anos, o que reflete o uso generalizado do cigarro pelas mulheres.

O tabagismo é responsável por cerca de 1/3 dos casos de câncer nos Estados Unidos, enquanto outros 20% ou mais estão vinculados à obesidade e inatividade. Mais de 1/3 dos norte-americanos tem sobrepeso e mais de ¼ são obesos, aumentando as possibilidades de desenvolver problemas de saúde como doenças cardíacas, acidentes cardiovasculares, diabetes, assim como certos tipos de câncer.

Os possíveis mecanismos para a associação da obesidade com o câncer incluem a produção de hormônios, o papel das células de gordura no crescimento do tumor e nos níveis de inflamação.

O informe anual revelou que as taxas de câncer de pâncreas e de rins –ambos vinculados ao excesso de peso e vida sedentária – aumentaram em cerca de 1,1% e em 3%, respectivamente, a cada ano, desde 2004 e até 2008.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp