VIDA URBANA
Tontura e vertigem podem não ser labirintite, explica otorrino
Diabetes, doenças do pescoço e até artrite podem causar esses sintomas, segundo o médico, que também indica o tratamento.
Publicado em 09/09/2012 às 9:20
O otorrinolaringologista Erich de Melo ressalta que a reabilitação labiríntica é uma terapia indicada no tratamento de qualquer causa de tontura. Ele explica que a sensação é comumente associada à labirintite, mas tontura e vertigem são problemas que podem ser causados por alteração do colesterol, artrite, doenças do pescoço, diabetes, entre outros.
“Labirintite é um termo impróprio, mas comumente usado, para designar uma afecção que pode comprometer tanto o equilíbrio (porque afeta o vestíbulo - responsável pelo equilíbrio) quanto a audição (porque afeta o labirinto, que é a estrutura do ouvido responsável pela audição). Na verdade, labirintite é uma infecção dentro da orelha”, ensinou o otorrino.
EFICIÊNCIA
A reabilitação labiríntica, que segundo o otorrino pode ser realizada por um fisioterapeuta ou um fonoaudiólogo, tem se mostrado eficiente no tratamento de pacientes com desordens do equilíbrio corporal. “Os procedimentos procuram restaurar o equilíbrio, acelerando e estimulando os mecanismos naturais de compensação, permitindo que o paciente execute o mais perfeitamente possível os movimentos que costumava fazer antes do surgimento da vertigem”, explicou.
Ainda segundo o otorrino, os exercícios de reabilitação labiríntica são indicados principalmente para pacientes que apresentam vertigem crônica e lesão vestibular estável e que estão fora do período de crise.
Comentários