VIDA URBANA
Tosse 'seca' pode indicar um quadro alérgico
O tempo seco também pode causar o ressecamento da mucosa da árvore respiratória, ocasionando a tosse.
Publicado em 22/02/2015 às 8:00 | Atualizado em 21/02/2024 às 16:15
A tosse se caracteriza de duas formas: seca e produtiva. Ambas podem ser perigosas e, quando tornam-se crônicas, geralmente estão relacionadas a doenças que precisam de tratamento médico. “Nas crianças, a presença de tosse seca, acompanhada de broncoespasmo, cianose ou esforço respiratório, pode indicar um quadro alérgico descompensado”, diz o médico e diretor da Sociedade Brasileira de Pediatria, Luiz Ildegardes. Ainda de acordo com o especialista, a presença de tosse produtiva com secreção esverdeada, febre e prostração podem sinalizar um quadro infeccioso viral ou bacteriano merecedor de um tratamento urgente.
As principais patologias relacionadas com a presença da tosse se manifestam em crianças abaixo de um ano que apresentam refluxo gastroesofágico – quando alimentos e líquidos do estômago podem vazar ao esôfago –, em crianças acima de três anos com quadros de sinusite, e em crianças que em qualquer idade que apresentem asma, infecções respiratórias virais ou bacterianas.
Para evitar a tosse
“Prevenir a tosse é, antes de tudo, atuar no dia a dia das crianças. É preciso fazer controle do ambiente, a fim de aumentar a imunidade. Além disso, a vacinação é essencial”, pontua o médico.
O tempo seco também pode causar o ressecamento da mucosa da árvore respiratória, ocasionando a tosse. Por isso, é muito importante aumentar a umidade do ar e deixar o paciente sempre hidratado.
Comentários