VIDA URBANA
Trabalhador morre após queda de construção em João Pessoa
De acordo com a polícia, uma investigação vai apurar como aconteceu o acidente; laudo deve ficar pronto em cerca de 30 dias.
Publicado em 09/02/2015 às 13:36
Elenilson Francisco da Rocha, 40 anos, morreu após cair de uma obra em João Pessoa, na manhã desta segunda-feira (9). De acordo com a Polícia Civil, uma investigação será feita para apurar como aconteceu o acidente.
O acidente aconteceu em um prédio em construção no bairro do Miramar. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), outros trabalhadores da obra chamaram o socorro após ouvirem o barulho da queda. Uma ambulância foi ao local, no entanto o homem não resistiu aos ferimentos e morreu.
De acordo com Tércio Feitosa, gerente administrativo da empresa responsável pela obra, o servente de pedreiro estava trabalhando na fixação de um equipamento chamado ‘bandeja para-lixo’ em uma altura de 10 metros. Segundo ele, a vítima utilizava equipamento de segurança, mas o cinto não estava atado no ponto de apoio; o homem, então, teria se apoiado na bandeja antes dela estar fixada e caiu.
Segundo o gerente, foi a própria técnica de segurança da empresa que chamou o Samu ao perceber a queda. "Soubemos por outros operários que ele saiu do local de trabalho para tomar água. Na volta, deve ter esquecido de atar o cinto ao apoio", disse Tércio. "Ele deve ter se confiado nisso, mas acabou caindo", afirmou.
Um laudo para explicar como aconteceu o acidente deve sair em 30 dias.
Empresa está regularizada e atua dentro das normas
De acordo com nota divulgada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), "a empresa responsável pela obra estava totalmente regularizada perante o Crea-PB, inclusive, com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que é um instrumento através do qual o profissional registra as atividades técnicas solicitadas através de contratos (escritos ou verbais) para o qual o mesmo foi contratado. Neste caso, a ART que trata da segurança do trabalho estava dentro das exigências necessárias para garantir a segurança coletiva e individual de todos os funcionários".
Atualização às 16h38: o JORNAL DA PARAÍBA reportou erroneamente que o trabalhador morreu em uma queda de elevador; a informação foi repassada inicialmente pela Polícia. Investigações posteriores no local, entretanto, constataram que não houve nenhuma queda de elevador no acidente.
Comentários