VIDA URBANA
Trabalhadores de uma única empresa representam 60% dos casos de Covid-19 em Guarabira
O Ministério Público recomendou que a empresa faça testagem em massa em todo o quadro de funcionários.
Publicado em 06/05/2020 às 17:20 | Atualizado em 06/05/2020 às 19:31
Pelo menos 17 dos 28 casos de Covid-19 da cidade de Guarabira, localizada no Brejo paraibano, foram registrados em trabalhadores de uma empresa de gêneros alimentícios instalada na cidade. A quantidade de trabalhadores infectados pelo novo coronavírus até a manhã desta quarta-feira (6) equivale a 60%, ou seja, mais da metade dos casos do município.
Segundo o diretor-executivo da empresa Guaraves, Veronildo Coutinho, o estabelecimento implantou um plano de prevenção e combate ao vírus ainda no mês de março, quando não havia confirmação da doença no local. Ele atribuiu as infecções pelo novo coronavírus à baixa testagem e ao relaxamento da população.
“Temos 2.300 funcionários, a grande maioria deles moradores de Guarabira. E nesse período foram aplicados muito poucos testes na nossa região, houve um relaxamento na cidade. Nossos servidores só passam oito horas na empresa, que segue os protocolos de prevenção desde o início de março”, explicou.
Ainda segundo o diretor-executivo da Guaraves, todos os funcionários que apresentaram sintomas da doença foram afastados, e só retornaram ao trabalho após o período de quarentena. Túneis de sanitização foram instalados na empresa, que também doou o equipamento e cerca de 10 mil máscaras a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarabira.
Testagem em massa
Após as notificações na empresa, a promotora do Ministério Público Edvane Saraiva, responsável pela promotoria de Guarabira, recomendou que a Guaraves faça a testagem em todo seu quadro de funcionários. A medida objetiva que os funcionários que testem positivo para Covid-19, mesmo estando assintomáticos, sejam afastados das funções.
“Não vejo como viável qualquer pedido de interdição da empresa, porque é uma empresa que dá emprego a muitas famílias, então a gente querendo evitar um caos pode acabar gerando outro. Vamos acompanhar o processo de testagem”, explicou a promotora.
Ainda de acordo com o diretor-executivo da Guaraves, Veronildo Coutinho, as recomendações do MP, inclusive a testagem em massa, estão sendo cumpridas ou em processo de encaminhamento para cumprimento.A Secretaria Municipal de Saúde de Guarabira deve fechar parceria com a Guaraves para destinas testes recebidos pela pasta à empresa.
Comentários