VIDA URBANA
Transporte também é um problema
Além das carências básicas, moradores do distrito de Jacumã sofrem com transportes públicos deficitários e acessos ruins.
Publicado em 22/01/2012 às 6:30
A demora dos ônibus com destino a João Pessoa também é outro problema relatado. “Acho que a maior dificuldade que temos por aqui é o transporte coletivo, já passei mais de 2h na parada de ônibus”, afirma a dona de casa Lauricélia da Silva Martins. Para driblar a necessidade, a população se arrisca no transporte alternativo. Além da rapidez, o preço acaba contribuindo para a escolha por sair mais barato.
Percorrer as ruas paralelas à principal do distrito de Jacumã exige paciência e até um certo malabarismo, sob risco de danificar o veículo. As ruas sem calçamento e com lixo além de causar transtornos para os motoristas, também provocam problemas de saúde na população. “Meu filho é alérgico e sofre muito com a poeira da rua”, reclamou a comerciante Vanda Correia da Silva.
“Moro aqui há muitos anos e sempre foi assim, é difícil acreditar que vai mudar”, frisou.
A diretora de Trânsito e transportes do Departamento de Estradas e Rodagem da Paraíba (DER-PB), Nilza Magalhães, informou que a autarquia não recebeu qualquer denúncia relacionada ao atraso do transporte coletivo ou falta de estrutura dos veículos. Ela ainda garantiu que vai verificar junto ao Setor de Fiscalização se houveram modificações no itinerário ou horário dos ônibus que atendem o distrito de Jacumã.
Por falar em trânsito, vale lembrar que recentemente o governo do Estado assinou ordem de serviço que autoriza a pavimentação de contorno rodoviário da PB-008 que dá acesso à praia de Jacumã.
O investimento na obra será de R$ 4.374.998,20, dinheiro do Tesouro Estadual. O trecho tem extensão de cinco quilômetros.
Comentários