VIDA URBANA
Trauma atende 97 vítimas de motos
De acordo com o setor de estatística do hospital, o setor de traumatologia recebeu 97 pacientes vítimas de acidentes de moto.
Publicado em 09/10/2012 às 6:00
O fim de semana de véspera e dia da eleição em Campina Grande superou a média de motociclistas atendidos pelo Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes. Somente no último sábado e domingo, o setor de traumatologia recebeu 97 pacientes vítimas de acidentes de moto, uma vez que a média é de 80 entradas no mesmo período.
De acordo com o setor de estatística do hospital, até o final do mês de setembro, 8.327 pessoas sofreram acidentes automotivos, sendo 7.186 de motos, 810 de carros e 331 de bicicletas. No mesmo período do ano passado, 6.277 acidentes foram registrados, sendo 5.416 de atendimentos referentes a acidentados de motos, 603 de carros e 258 de bicicletas.
De acordo com o diretor do hospital, Geraldo Medeiros, os acidentes de motos são responsáveis pela maioria das intervenções cirúrgicas realizadas pela unidade, que mensalmente realiza cerca de 850 cirurgias. “Mais da metade dessas cirurgias são em vítimas que envolvem condutores de motos. Infelizmente, esse é um quadro que ainda irá demorar a ser equacionado e por enquanto ainda iremos conviver com essa realidade”, destacou o diretor.
Com 253 leitos à disposição da população, o hospital conta com 250 médicos, sendo 27 deles plantonistas no regime de 24 horas em todas as especialidades de urgência. Com base no levantamento realizado pela direção do hospital, os jovens entre 19 e 29 anos de idade fazem parte do grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de moto. Para buscar reverter essa realidade, a direção do Trauma apontou que aliado ao atendimento, vem ampliando suas campanhas educativas no trânsito.
Comentários