icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

TRE comemora 80 anos de instalação na Paraíba

Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque destacou conquistas históricas da Justiça Eleitoral neste período.

Publicado em 25/05/2012 às 7:40


O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba realizou ontem uma sessão solene para marcar o início das comemorações dos 80 anos de instalação da Justiça Eleitoral no Estado, e em todo o país. O evento contou com a participação de autoridades, representantes do Judiciário, do Executivo e do Poder Legislativo.

Na ocasião, o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Walter Costa Porto, proferiu uma conferência sobre a instalação e a evolução da Justiça Eleitoral.

O presidente do TRE, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, destacou conquistas históricas da Justiça Eleitoral nesses 80 anos. De acordo com ele, o fato mais importante desse período é a conquista do direito ao voto pelas mulheres.

“São 80 anos de história e nesse período há um marco muito importante que foi o voto da mulher brasileira, ela ganhou a cidadania junto com a instituição da Justiça Eleitoral no Brasil a partir de 1932”, disse o presidente.

Ele também enfatizou que a Justiça Eleitoral do Brasil dá exemplo para o mundo, pois, desde que teve início o uso das urnas eletrônicas, em 1996, a divulgação dos resultados das eleições passou a ser otimizada. “No mesmo dia, uma hora, uma hora e meia após o encerramento da votação já é proclamado o resultado dos eleitos. É o resultado mais rápido do mundo inteiro”, completou o desembargador Marcos Cavalcanti.

O presidente disse também que, no aniversário de 80 anos, a Justiça Eleitoral já está olhando para o futuro. “Nos próximos anos nós temos ainda muitos avanços de tecnologia de ponta. A Justiça Eleitoral vai fazer a virtualização dos processos, no futuro que se aproxima vamos acabar com o papel”, disse. “E nós já estamos implantando também o voto biométrico em todos os Estados do Brasil. A biometria é o afastamento definitivo de qualquer tipo de fraude”.

Durante a solenidade também houve o lançamento da plaquete intitulada “Origens da Justiça Eleitoral na Parahyba: de 1932 a 1937”, de autoria do historiador Renato César Carneiro, servidor do TRE-PB e também o lançamento do selo e carimbo comemorativos dos 80 anos da Justiça Eleitoral na Paraíba.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp