icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

TRE já recadastrou 5,7% no sistema biométrico em apenas cinco dias

Na primeira semana do recadastramento biométrico no município de Pedras de Fogo, o Cartório da 44ª Zona Eleitoral atendeu 1.213 pessoas.

Publicado em 23/01/2010 às 14:43

Adja Brito
Do Jornal da Paraíba

Na primeira semana do recadastramento biométrico no município de Pedras de Fogo, o Cartório da 44ª Zona Eleitoral atendeu 1.213 pessoas, representando 5,7% do eleitorado da cidade, que é de 21.479 eleitores. Uma equipe com 50 pessoas e 14 kits Bio, estão coletando as impressões digitais, a imagem e os dados dos cadastrados.

O chefe do cartório, João Márcio Cavalcante, disse que o recadastramento está tranquilo e está dentro da previsão.
“Foi uma semana bastante proveitosa. Agora, vamos dar intensidade à divulgação para que um maior número de eleitores possa vir fazer o recadastramento que vai até o dia 19 de março, aqui na Biblioteca e Videoteca municipal”, disse João Márcio, lembrando que os eleitores podem fazer o primeiro título e solicitar a transferência de domicílio eleitoral.

Vale salientar que o recadastramento é obrigatório e gratuito. Quem deixar de fazê-lo terá seu título cancelado e sofrerá as sanções previstas em lei. Para os ausentes, expirado o prazo da biometria, a regularização poderá ser feita somente no Cartório Eleitoral até o dia 5 de maio, quando fecha o cadastro eleitoral.

Para o juiz responsável pelo recadastramento, Meales Medeiros, o novo sistema dá mais segurança ao pleito. “Com a identificação feita por meio das digitais e da foto do eleitor, a Justiça Eleitoral pretende acabar com as possibilidades de fraude no caso de uma pessoa votar no lugar da outra”, afirmou o juiz.

Meales Medeiros salienta que, quem fizer o recadastramento estará em dia com a Justiça Eleitoral e tem todos os seus direitos civis garantidos, podendo votar nas eleições de outubro no mais moderno e seguro sistema de captação de votos do mundo. Ele lembra que a Paraíba é refefência nacional na implantação do sistema biométrico.

Cabedelo

Em Cabedelo, dos 38.500 eleitores, mais de 25 mil se recadastraram. O juiz Salvador de Oliveira Vasconcelos, da 57ª Zona Eleitoral, disse que o eleitor da cidade, que não compareceu no prazo estipulado pela Justiça para o cadastramento biométrico, ainda poderá regularizar a sua situação. Para isso, deve comparecer ao Fórum Eleitoral do município. Para o cadastro, o eleitor deve levar o título eleitoral, um documento de identidade e comprovante de residência ou domicílio eleitoral.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp