VIDA URBANA
Tribunal de Contas notifica Luciano Cartaxo por despejo de esgoto na orla de João Pessoa
Segundo órgão, existem dois pontos de saída de esgoto para o mar na capital; prefeitura contesta.
Publicado em 25/01/2017 às 16:55
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB) informou nesta quinta-feira (25) que notificou o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, para a realização de iniciativas necessárias à contenção de despejos de esgotos na orla marítima da capital.
A notificação foi dada pelo conselheiro Nominando Diniz na abertura da primeira sessão plenária do órgão em 2017. Segundo ele, existem dois pontos de despejo de esgoto na orla. “O primeiro despejo ocorre em frente ao Bar do Cuscuz e, o outro, diante do Hotel Verde Green”, disse.
O conselheiro Fernando Catão também recomendou que a notificação fosse extensiva à direção da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa). “Há um jogo de empurra entre a Prefeitura e a Cagepa em torno desse problema resultante, ao que se sabe, do lançamento clandestino de dejetos em galerias pluviais”, afirmou.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente da capital (Semam), não existe esgoto indo para a praia, mas o lixo que se acumula na rede de águas pluviais e vai junto com a água para o mar.
"A Seinfra faz a manutenção regular de todas essas galerias, fazendo a b ertura para que aquela água residuária saia e o mar cause a depuração desse material e fique tudo bem, pelo menos com a rede. É uma água escura, tem um odor característico, mas não é efetivamente esgoto", disse Alisson Cavalcanti, chefe de fiscalização da Semam.
Comentários