VIDA URBANA
Troca de operadora cresce 70%
Além da má qualidade dos serviços de telefonia associada à enxurrada de promoções oferecidas pelas operadoras de telefonia;
Publicado em 28/10/2012 às 8:00
Até setembro deste ano, a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) contabilizou 267,8 mil pedidos de portabilidade na telefonia (fixa e móvel) de consumidores paraibanos, sendo que 230,6 mil migrações já foram realizadas. Até o final de 2011, eram contados 157,679 mil pedidos de migração de telefones fixos e telefones móveis, alta de quase 70%.
Além da má qualidade dos serviços de telefonia associada à enxurrada de promoções oferecidas pelas operadoras de telefonia, outras razões para esse crescimento na portabilidade numérica na telefonia estão também ligadas à venda dos 'combos' de serviços. Para o professor de telecomunicações da Instituto Federal da Paraíba Joabson Nogueira, quando se agrega mais de um serviço a adesão é maior. “Acredito que isto influencia sim os números mais altos de portabilidade”, conta.
Segundo a assessoria da Oi, a empresa foca na sua estratégia pioneira de convergência, ao aliar a TV por assinatura às telefonias fixa e móvel e a banda larga e permitir o pagamento numa única conta. “Isto garante maior economia e conveniência para os clientes”, explica o diretor de Relações Institucionais da Regional Pernambuco, Frederico de Siqueira Filho.
Esta situação foi vivenciada pelo técnico em informática Nathanael Nunes. Ele conta que teve um problema com a prestação de serviço de internet da sua operadora, que estava com o sinal instável contínuo. “Neste momento, outra empresa propôs um pacote de telefonia/internet que era cerca de 45% mais barato e com velocidade de conexão dez vezes maior, aí não restou dúvida, fiz a portabilidade do número de telefone que tenho há mais de 20 anos”.
Para o gerente de produtos Net Cristiano Franco, a estratégia ajuda porque o consumidor procura conciliar a oferta de serviços de qualidade - que atendam completamente as suas demandas - por um preço acessível e competitivo. “Os clientes buscam uma boa relação custo versus benefício e percebem que, ao contratarem ofertas combinadas (combos), conseguem melhores preços por cada serviço e mais vantagens. Além disso, o cliente é beneficiado por ter apenas uma empresa prestando os serviços de telefonia, TV por assinatura e internet banda larga, facilitando também a manutenção destes serviços e gerando mais praticidade e conforto”, assegura.
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