VIDA URBANA
Tudo normal na segunda-feira
Novo equipamento só faz reconhecimento do cartão na primeira viagem, situação deve ser normalizada, explica AETC-JP.
Publicado em 09/06/2012 às 6:00
O atraso dos coletivos e a falha no reconhecimento dos cartões foram causados porque os novos equipamentos demoram de dois a cinco segundos para configurar o 'Passe Legal'. Foi o que afirmou o diretor-executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, ressaltando que o 'reconhecimento' acontece apenas na primeira viagem.
Ele acredita que já na segunda-feira a situação estará normalizada. No final da manhã de ontem, Mário afirmou que passou por várias paradas e observou que a situação já estava bem mais tranquila do que no início da jornada – das 4h às 7h.
“A mudança foi apenas no maquinário. Mas a tecnologia permite essa migração dos cartões, sem ser necessário trocá-los. No entanto, pela modificação, o sistema precisa de um espaço maior do que o habitual para assimilar as informações e por isso ocorreram atrasos”, explicou Mário, informando que como alguns cartões não 'conseguiram' ser configurados no novo maquinário, os usuários foram orientados a efetuar a troca.
Para isso, a AETC disponibilizou três postos: na própria AETC, no Terminal de Integração e no Terminal Rodoviário. No Parque Solon de Lucena (Lagoa) foi colocada uma tenda para aqueles usuários que desejassem fazer uma preconfiguração, antes de utilizarem o cartão no coletivo.
“A mudança no maquinário é mais um avanço buscando a modernidade, já que os novos equipamentos preveem, em um futuro próximo, que se faça a leitura digital”, destacou Mário, enfatizando que todos os operadores de coletivos foram orientados para que aqueles passageiros que tivessem problemas com o cartão pudessem entrar gratuitamente e assim não terem prejuízos.
HORÁRIOS
A assessoria de comunicação da AETC divulgou uma nota no final da tarde informando que os quatro postos para a troca do cartão estarão abertos a partir das 6h até as 20h de hoje. A assessoria reforçou ainda que os usuários que não tiverem os cartões reconhecidos pelo novo sistema, continuarão usando os ônibus sem custo durante o final de semana até a data prevista para o funcionamento normal do sistema de bilhetagem.
Comentários