VIDA URBANA
TV Cabo Branco é líder em 97% da programação semanal
Segundo os dados apresentados, a emissora continua liderando em 97% do tempo da programação semanal, tendo aumentado os índices de audiência de grande parte de seus programas.
Publicado em 28/09/2008 às 17:51
Carol Marques,
especial para o Jornal da Paraíba
A TV Cabo Branco, afiliada da Globo em João Pessoa, comemora o resultado da última pesquisa Ibope, realizada no período de 28 de julho a 3 de agosto. Segundo os dados apresentados, a emissora continua liderando em 97% do tempo da programação semanal, tendo aumentado os índices de audiência de grande parte de seus programas.
Para entender os dados da pesquisa, dois termos são importantes para a leitura desses números: o primeiro, a “audiência” - que é o conjunto de pessoas ou de lares que sintonizam uma emissora, tomando como comparação o universo total de indivíduos ou de domicílios da área pesquisada - e a “participação” ou “share” - que é a relação percentual entre os indivíduos ou lares sintonizados numa dada emissora em relação ao número total de ligados no mesmo horário.
Durante o turno da manhã, a TV Cabo Branco apresentou um crescimento de 8,3% na sua participação no total de televisores ligados, à tarde, ela permaneceu no mesmo grau de liderança e, à noite, teve um aumento de 3%.
Entre os destaques da programação local, está o JPB 1ª edição, que ocupa o 1º lugar na preferência do público, de segunda a sábado, ao meio-dia.
Sucessivamente, a edição local do Globo Esporte supera a concorrência, com mais de 20 pontos de audiência e uma participação superior a 37% dos televisores ligados no horário. Já aos domingos, o Paraíba Comunidade surpreende ao prevalecer com 74% do total de aparelhos ligados durante sua exibição. O Bom Dia Paraíba, embora transmitido bem cedo da manhã, não decepciona, com 63% de participação. E o Paraíba Notícia atinge 24,7 pontos de audiência, garantindo 55% dos lares sintonizados no horário.
Consolidado, o JPB 2ª edição também revela números motivadores para sua equipe. Com 51,1 pontos de audiência, ele é o programa local mais assistido em João Pessoa. O telejornal monopoliza aproximadamente 70% dos lares com televisores ligados no horário de sua exibição. Isto significa falar para um público superior a 370 mil telespectadores a cada noite, de segunda a sábado. Ou seja, mais que o dobro de todos os telespectadores das outras emissoras neste horário.
A pesquisa comprova ainda que quanto maiores os índices de audiência, maior é a predominância da programação da TV Cabo Branco, ou seja, enquanto dos 223 programas em exibição com audiência menor que 10 pontos, apenas quatro são da afiliada Globo; dos 39 programas com mais de 20 pontos de audiência, 38 são da TV Cabo Branco.
Apreciada por todos os públicos, a programação nacional também merece destaque por seu excelente resultado. Agradando estilos e faixas etárias diversas, ela possui uma grade de programas diversificada, com atrações jornalísticas, esportivas, infantis e de entretenimento. Entre os líderes de audiência, permanecem o Jornal Nacional, com 52,4 pontos, e as novelas, com uma média de 49,1 pontos. Logo em seguida, ficam a revista semanal Fantástico, com 40,2 pontos, e o humorístico Casseta & Planeta, com 39,3.
Mesmo os programas cuja audiência não impressiona em números, devido aos seus horários de exibição, possuem uma participação excepcional no total de televisores ligados. Atrações com menos de 15 pontos de audiência, como Jornal da Globo, Programa do Jô e Altas Horas, dominam, em média, mais da metade dos televisores ligados no horário, com destaque para o último que atingiu a marca de 72,5% de participação, mesmo na madrugada do domingo. Mesmo abaixo do patamar nobre dos 20 pontos, seus índices são superiores à grande maioria dos destaques de audiência das emissoras concorrentes, além de se apresentarem como opções altamente eficazes para se atingir públicos mais segmentados.
Vale ressaltar o desempenho de programas matutinos e vespertinos como Mais Você (24,8 pontos), Vale a Pena Ver de Novo (34,3 pontos) e Malhação (37,7 pontos), assim como as transmissões das competições automobilísticas (23,2 pontos). Conforme enfatizou o gerente de Marketing da TV Cabo Branco, Lauriston Pinheiro, o nível de audiência de sua grade de programas possibilita à TV Cabo Branco um desempenho de horário nobre durante praticamente todo o dia de exibição.
Comentários