icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

UEPB corta 50% dos gastos com segurança

Atualmente são 177 vigilantes, mas com a redução vão ficar apenas 88 trabalhando.

Publicado em 17/03/2015 às 6:00 | Atualizado em 19/02/2024 às 13:58

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai reduzir em 50% os gastos com vigilância armada na instituição. A medida foi anunciada ontem pelo reitor Rangel Júnior, durante entrevista coletiva concedida à imprensa na solenidade de comemoração dos 49 anos da universidade. A medida visa reduzir gastos e faz parte de uma série de políticas administrativas anunciadas pelo reitor, para o realinhamento dos setores e ações à situação orçamentária da UEPB. Atualmente são 177 vigilantes e com a redução, o quantitativo de servidores vai ficar em torno de 88 seguranças.

O reitor afirmou que as despesas com segurança comprometem grande parte do orçamento da instituição, por isso foram revistas. “É um absurdo a universidade consumir quase 20% da sua verba de custeio para despesas com segurança armada. Considero, e muita gente comunga desse pensamento, que lamentavelmente criou-se uma cultura que as pessoas começam a ter a sensação de segurança por entrarem em determinado setor e ver um vigilante equipado com arma, colete, enfim, o que não tem eficácia garantida”, destacou. Do quadro efetivo são 30 vigilantes e 147 terceirizados.

Com os recursos economizados, estimados em torno de R$ 2,5 milhões por ano, segundo o reitor Rangel Junior, o valor será investido em outras ações, do total, 50% para o reajuste de bolsas estudantis ofertadas pela instituição; 25% para um projeto de capacitação dos servidores técnico-administrativos, que custará em torno de R$ 625 mil. Os 25% restantes serão aplicados em atividades de complementação e aquisição de insumos para laboratórios.

Para a aluna do curso de administração em Campina Grande Micaele Nogueira, a medida gera receio. “A gente fica preocupado. A falta de segurança e violência está a cada dia maior e uma notícia dessas nos deixa com mais medo ainda. Eu estudo à noite e o campus fica em um lugar esquisito e distante, fico me perguntando como vamos estudar em paz. Já não tínhamos tranquilidade, e agora, sinceramente, tenho medo que a situação se complique.”
No entanto, segundo o reitor, para que os estudantes e servidores não sejam prejudicados, será retomada a parceria com a Polícia Militar, no sentido de intensificar rondas. “Estaremos substituindo parte dessa vigilância armada fixa por vigilância motorizada, complementada através das câmeras de monitoramento, que já temos em parte do campus e vamos prosseguir com a instalação”, afirmou.

FIM DA REELEIÇÃO PARA REITOR E CHEFIAS

Outras medidas anunciadas na reestruturação administrativa da UEPB são o fim da reeleição para coordenadores e chefias de departamento de cursos, inclusive do cargo de reitor; a instauração de um Conselho Social, visando ao debate entre a universidade e comunidade; além da elaboração de um código de ética, com o propósito de melhorar o trabalho desenvolvido pelos servidores da instituição.

No caso do fim da reeleição e da reforma administrativa, a proposta ainda será elaborada e encaminhada para apreciação do Conselho Universitário (Consuni) da UEPB. Se aprovada, ela será enviada ao governo do Estado, a quem compete apresentar à Assembleia Legislativa o projeto de lei com as mudanças. O código de ética também precisará ser aprovado pelo Consuni, que já referendou a instalação do Conselho Social, marcada para o dia 10 de abril.

Na ocasião, o reitor anunciou ainda que serão realizadas auditorias internas em todos os setores da instituição, com o objetivo de realinhar as ações, além do recadastramento e atualização de todos os funcionários. Rangel anunciou ainda a criação de um curso de Gestão Pública à distância. Já em relação ao número de vagas para o período 2015.2 do Sisu, o reitor não disse se a universidade vai disponibilizar vagas.

O presidente do Sindicado dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (Sintesp/UEPB), Severino do Ramo, agradeceu a iniciativa de apresentação das novas ações para a comunidade escolar. “Isso é respeito, transparência com a comunidade estudantil, funcionários e a sociedade, principalmente pra nós que fazemos esta instituição, que precisamos saber os rumos que serão tomados. Esperamos que a UEPB venha a crescer, como acontecia antes”, frisou.

A Universidade Estadual da Paraíba está completando 49 anos em 2015 e oferece atualmente 42 cursos em oito campi por todo o Estado, com cerca de 18 mil alunos matriculados nos cursos de graduação, além de aproximadamente cinco mil nos cursos de pós-graduação. A instituição tem um quadro composto por 1,2 mil professores, sendo 962 efetivos e 326 substitutos, e 1.016 servidores, dos quais 751 são efetivos. Além disso, através das clínicas escola e dos laboratórios, a universidade realiza mais de 25 mil prestações de serviço à comunidade.

Informações funcionais dos servidores estão disponíveis no Portal da Transparência da instituição

Todas as informações referentes às remunerações dos servidores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) dos anos 2013 e 2014 agora estão disponíveis no Portal da Transparência da instituição. A partir de agora, a pró-reitoria de gestão de pessoas irá atualizar os dados mensalmente.

No portal estão publicadas informações relacionadas ao cargo que o servidor ocupa, funções de gratificações, bem como os valores das remunerações. A medida, de acordo com a UEPB, soma-se a um ciclo de iniciativas de transparência pública adotados com o objetivo de mostrar como os recursos recebidos pela instituição são geridos, de forma a garantir o zelo com o bem público e o respeito a legislação condizente com a modernização da governança pública.

Fonte: UEPB

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp