VIDA URBANA
UEPB e UFCG festejam notas
Sete cursos, sendo dois da UEPB e cinco da UFCG tiveram conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.
Publicado em 09/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 17/04/2023 às 16:08
Em Campina Grande, as duas principais universidades da cidade, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tiveram motivos para comemorar o resultado do Enade 2012. Em ambas o resultado apontou conceito 4 para sete cursos, sendo dois da UEPB e cinco da UFCG. Foram selecionados como melhores os cursos de Direito, em Campina Grande, e Ciências Contábeis, em Monteiro, na estadual; enquanto que na federal, Administração em Campina Grande e Sousa; Design, em Campina Grande; Ciências Contábeis e Direito, em Sousa, como os mais bem avaliados.
O curso de Direito de Campina Grande, que conta com 950 alunos e 49 docentes, sendo 15 doutores, 24 mestres, nove especialistas e um graduado, ainda oferece Residência Jurídica, além do Núcleo de Práticas Jurídicas.
O professor Jaime Clementino, diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB, destacou que a boa avaliação obtida pelo curso de Direito é fruto, principalmente, da qualificação dos profissionais que lecionam na área. “Nos últimos anos aumentamos consideravelmente o número de professores doutores, o que eleva a qualidade do ensino e acaba por fazer os alunos se interessarem mais. Por saberem que o quadro docente é altamente qualificado, os próprios alunos passam a explorar mais as suas potencialidades”, disse.
No Campus de Monteiro da UEPB, cujo curso de Ciências Contábeis teve bom resultado na primeira participação no exame, a atuação da Empresa Junior, que permite aos estudantes colocarem em prática o aprendizado de sala de aula, oferecendo consultoria contábil para empresas da região, foi um dos pontos positivos que para o coordenador da unidade, professor Joelson Pimentel, contribuiu para o resultado.
UFCG
Com 559 alunos e um corpo docente de 24 profissionais, entre mestres e doutores, o curso de Administração da UFCG, Campus de Campina Grande, manteve a boa avaliação alcançada em exames anteriores, o que, na opinião do professor Fábio Campos, coordenador do curso, é fruto do empenho dos professores, que buscam cada vez mais se qualificar, e também dos alunos, que demonstram interesse no aprendizado.
A mesma opinião tem a professora Jaciara Farias, coordenadora administrativa do curso de Direito, Campus de Sousa. De acordo com ela, o trabalho em equipe feito com dedicação resulta em bons resultados, como vem acontecendo com o curso de Direito, nos últimos anos, sempre alcançando bons índices. A graduação jurídica conta com um corpo docente formado por mestres e doutores, lecionando para 838 alunos, o que garante nível de excelência no ensino.
Para o professor Itamar Ferreira, coordenador administrativo do Departamento de Design da UFCG em Campina, o fato de os professores estarem cada vez mais buscando aperfeiçoamento e o curso estar constantemente se adequando à demanda mercadológica garante o bom rendimento da graduação na avaliação do MEC e em outros rankings de qualidade do ensino.
RECESSO ACADÊMICO
O JORNAL DA PARAÍBA tentou contato com as coordenações dos cursos de Ciências Contábeis (Campina Grande) e Administração (Sousa), mas em virtude do recesso acadêmico não obteve êxito.
Comentários