icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

UFCG promove sétima edição da OPI

Competição é disputada por  estudantes de Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira, João Pessoa e Rio Tinto, divididos em 18 times. 

Publicado em 02/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 04/03/2024 às 17:43

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realiza a partir das 14h de hoje a sétima edição da Olimpíada Paraibana de Informática (OPI), na modalidade do nível superior. Estão envolvidos na disputa 170 estudantes das cidades de Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira, João Pessoa e Rio Tinto, divididos em 18 times, que resolverão problemas de lógica, matemática, geometria, além de questões de programação para softwares.

Esta disputa estadual faz parte do Projeto Olímpico, coordenado pelo professor da UFCG Rohit Gheyi, que além de possibilitar a realização da competição que envolve alunos do Ensino Médio e Superior, também promove cursos de capacitação para estudantes de escolas públicas e particulares de várias cidades da Paraíba, como forma de descoberta de novos talentos, como também de preparação para competições educacionais. De acordo com o docente, a olimpíada tem crescido a cada edição e provado que o trabalho integrado entre escolas e universidades tem sido positivo.

“Esses alunos terão das 14h às 19h para resolverem de oito a 12 problemas com o propósito de quem solucionar mais questões, em menos tempo e com menos erros, vence a disputa. A premiação será na próxima sexta-feira e os primeiros lugares receberão medalhas. Esta edição é diferenciada porque 25% dos participantes são alunos do Ensino Médio que foram selecionados a partir do desempenho deles em competições anteriores. Isso mostra que o trabalho parceiro entre colégios e universidade vem dando certo no garimpo de potenciais talentos”, explicou Rohit.

O professor ainda acrescentou que os cursos de capacitação oferecidos pelo projeto são ministrados por alunos da UFCG que anteriormente também foram orientados quando estavam no Ensino Médio. Ele destacou que a prova da Olimpíada Paraibana de Informática é um evento fundamental para a preparação de alunos que participam das provas internacionais.

“A UFCG faz parte de um grupo seleto de instituições que têm alunos premiados internacionalmente. E a preparação desses estudantes passa também pela OPI, que releva e prepara talentos que posteriormente são reconhecidos nas mais importantes empresas multinacionais da área”, afirmou.

Um dos participantes desta edição da Olimpíada de Informática é o jovem de 19 anos Lucas de Matos, vencedor de várias competições do gênero, e também com participação de destaque na Olimpíada Brasileira de Programação, onde recebeu uma medalha de honra ao mérito, e também foi medalhista de bronze na olimpíada realizada pela Universidade de São Paulo (USP), ambas no ano passado. Segundo ele, a metodologia de disputa em forma de grupos ajuda a desenvolver o estudo e ensino da Informática.

“Trabalhar em grupo, como a olimpíada propõe, é muito importante, já que durante todo o curso nós vamos nos preparando de forma contínua. Quando estamos na disputa o trabalho coletivo sempre é o diferencial, e isso nos ajuda muito porque as empresas levam muito em consideração o desempenho de cada um trabalhando em equipe”, disse o estudante que está no 3º período do curso de Informática na UFCG.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp