VIDA URBANA
Um em cada cem homens tem câncer de mama
Incidência é menor que entre as mulheres, mas exige atenção dos homens.
Publicado em 22/10/2017 às 12:00
Um em cada cem homens tem câncer de mama, de acordo com a mastologista Débora Eugênia. A incidência é muito menor que o câncer de mama feminino, mas ele exige cuidados da parte dos homens, que devem ficar atentos a nódulos, inchaços, vermelhidão, descamação e qualquer outra diferença que sinta no seu peito.
"Essa diferença não implica necessariamente no câncer, pode ser a ginecomastia, que é o aumento da glândula mamária, seja por uma outra doença ou utilização de algum medicamento ou droga, mas tem que ser analisada pelos médicos", orienta a mastologista.
O risco de desenvolver o câncer de mama está ligado à idade. Como no caso das mulheres, quanto maior for a idade, maior será o risco de desenvolver a doença. Os homens devem procurar um médico especialista para serem submetidos a exames, como ultrassom ou biópsia.
"É fundamental ser dito que, ao perceberem certa diferença ou desconforto no mamilo, procurem os especialistas da área, não fiquem se medicando em casa ou tratando com outro tipo de médico", completou a mastologista Débora.
A médica explica que não existem métodos comprovados para prevenir a doença. Mas ao ser diagnosticada, o quanto antes for iniciado o tratamento, seja com cirurgia, radioterapia ou fisioterapia, maior será a chance de ser curada.
Comentários