icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Unidade de Oncologia do Alberto Urquiza Wanderley prioriza a humanização

Novo serviço é uma alternativa oferecida pela Unimed JP aos clientes que estão em tratamento e precisam de consulta com especialistas.

Publicado em 30/11/2015 às 15:56

Miguel tem 15 anos. Aos 12, descobriu que tinha Linfoma de Hodgkin, uma forma de câncer que se origina nos gânglios do sistema linfático. Foram meses de tratamento, mudanças de vida e muita força e superação de toda a família até que veio a feliz notícia de que ele não precisaria mais de medicação, pois a doença estava controlada. Mas, a história não para por aí. Assim como outros pacientes oncológicos, Miguel - que prefere não ser identificado e por isso usamos um nome fictício para ele nesta reportagem - terá que fazer exames e se consultar com um especialista durante cinco anos.

A mãe do adolescente, que também terá o nome preservado, conta que escolheu a Unidade de Oncologia do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, serviço da rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa, para passar por esse período de monitoramento. O motivo: a unidade, que está atendendo desde o dia 1º de outubro, foi estruturada dentro de uma proposta de atendimento humanizado e tem a garantia da qualidade da Unimed João Pessoa. Esses diferenciais pesaram no momento da escolha.

O novo serviço é uma alternativa oferecida pela Unimed JP aos clientes que estão em tratamento oncológico e precisam de consulta com especialistas na área ou de tomar medicação oral e venosa. A estrutura física inclui 16 leitos - dez para adultos e seis para crianças - e quatro consultórios. Os equipamentos são modernos, e o atendimento é feito por uma equipe multiprofissional experiente, formada por médicos (oncologistas, hematologistas e oncopediatra), psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e assistentes sociais. Para maior comodidade, o atendimento é com hora marcada.

Espaço físico humanizado: os leitos oferecidos aos pacientes adultos lembram o aconchego de um lar

Dentro da proposta de humanização do espaço físico, todos os leitos estão ambientados de forma a parecer um quarto, lembrando o conforto e o aconchego de um lar. Os leitos pediátricos, por exemplo, têm papel de parede com temas infantis e brinquedos. Há também uma brinquedoteca para os pequenos pacientes que esperam pela consulta. Além disso, em cada leito há local adequado e confortável para o acompanhante.

Unidade oncológica respeita as particularidades de cada paciente

Os leitos pediátricos estão num ambiente que tem papel de parede com temas infantis e brinquedos

A humanização não é praticada apenas na estrutura, mas especialmente no tratamento dado a cada paciente, que é visto e entendido nas suas particularidades e necessidades. “O câncer é uma doença muito pesada. Com a humanização do atendimento, queremos tirar o peso que o paciente carrega. Já basta ter a doença, então vamos melhorar a sua vida com atendimento humanizado”, declarou a coordenadora do serviço, a oncologista Andréa Gadelha.

A médica explicou que o atendimento é diferenciado, pois a equipe oferece tratamento e cuidado ao paciente. “Tratamento e cuidado são diferentes, mas se complementam. Tratamos a doença, mas também cuidamos das pessoas que estão na unidade. Temos um atendimento voltado ao ser humano. Aqui, o paciente não é mais um; é uma pessoa que precisa ser ouvida e entendida”, afirmou Andréa Gadelha.

A atenção especial não fica restrita às dependências da Unidade de Oncologia. “A equipe liga para o paciente para saber como ele está após a administração da medicação, passamos uma dieta específica. É todo um atendimento, dependendo da necessidade que cada paciente tem”, disse a médica.

Atendimento dispõe de serviços complementares

O espaço diferenciado conta com um serviço acolhedor e moderno na área de tratamento oncológico

A Unidade de Oncologia fica no terceiro andar do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, o maior da rede privada da Paraíba e único do Estado com Acreditação Plena, certificado de qualidade da rede hospitalar. Esse detalhe também significa maior segurança para os pacientes. Caso precisem, eles contarão com serviços complementares como unidades de terapia intensiva, laboratório e centro de diagnóstico por imagem.

“Aqui, temos um serviço acolhedor e moderno na área do tratamento oncológico. É mais um serviço a ser oferecido na cidade, no entanto, com seus diferenciais”, declarou o diretor-geral do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, Vinícius Formiga. O presidente da Unimed João Pessoa, Alexandre Magno Pimentel, afirmou que a abertura do serviço é um compromisso com os clientes da operadora de planos de saúde, que é a maior da Paraíba, com uma carteira de cerca de 146 mil vidas.

Ele disse que alguns fatores levaram a cooperativa a tomar a decisão de estruturar a unidade. “A população está crescendo e envelhecendo, e os casos de câncer, aumentando. Com a inauguração deste serviço, queremos dar mais uma alternativa aos nossos clientes”, declarou.

Clientes reconhecem o trabalho feito em equipe

Miguel começou a utilizar a Unidade de Oncologia no início deste mês. A mãe do adolescente disse que acha o serviço perfeito para o acompanhamento do filho. “Vejo que é uma equipe que trabalha com amor e dedicação total. Além disso, acredito que o acompanhamento multiprofissional vai ajudar muito neste período. Ele já é atendido por uma psicóloga fora, mas acho importante ele ser acompanhado com a equipe daqui”, disse.

Toda a equipe que trabalha na Unidade de Oncologia tem ampla experiência na área, o que contribui para a qualidade. O atendimento no serviço, que fica no terceiro andar do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, é feito de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. O agendamento, no entanto, pode ser feito já a partir das 9 horas, também nos dias úteis, pelo telefone 2106-8660, através do qual também é possível obter mais informações.

A 0ncologista Andréa Gadelha é coordenadora do serviço que está funcionando há menos de dois meses

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp